
O município de Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou em 2024 o terceiro maior número de acessos à internet do Brasil, segundo o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade obteve nota 78,37 no pilar telecomunicações, que avalia indicadores como telefonia móvel, 4G, banda larga, fibra óptica e velocidade da internet. Apenas Ubatuba e São Sebastião, ambas no estado de São Paulo, ficaram à frente.
O principal destaque de Eusébio foi o desempenho na telefonia móvel, onde a cidade conquistou a terceira melhor nota do país, com pontuação normalizada de 87,37. Por outro lado, o indicador de acessos por rede 4G apresentou o pior resultado local, com nota 57,55, impactando o desempenho geral.
A Região Metropolitana também aparece bem posicionada pelo ranking. Aquiraz ficou na oitava posição nacional, com nota 74,93 em 2024.
Apesar do bom desempenho em telecomunicações, Eusébio ocupou a 114ª colocação no ranking geral de competitividade, que reúne 418 municípios e considera ainda as dimensões sociedade e instituições. Sobral e Fortaleza foram os únicos cearenses entre os 100 mais bem colocados.
Cobertura de internet em expansão
Dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostram que Eusébio é um dos seis municípios do Ceará com 100% de cobertura móvel, considerando todas as tecnologias de rede. Integram a lista Fortaleza, Horizonte, Pindoretama, Juazeiro do Norte e Maracanaú.
A cidade também avança na cobertura 5G. Atualmente, 97,13% do território está atendido pela tecnologia, índice inferior apenas aos de Fortaleza e Maracanaú.
Desempenho do estado
No ranking de competitividade dos estados, também elaborado pelo CLP, o Ceará teve desempenho mediano. O Estado ocupa a 14ª posição nacional, com nota 45,1. Na região Nordeste, fica atrás de Paraíba e Sergipe. O levantamento aponta avanços em acessibilidade e qualidade do serviço de telecomunicações.
Municípios com mais acessos à internet no país
- Ubatuba (SP)
- São Sebastião (SP)
- Eusébio (CE)
- Itajubá (MG)
- Picos (PI)
- Itanhaém (SP)
- São Pedro da Aldeia (RJ)
- Aquiraz (CE)
- Caraguatatuba (SP)
- Itapema (SC)

