PUBLICIDADE

Evandro Leitão lança Fortaleza Educa com pacote de melhorias para a rede municipal

O prefeito Evandro Leitão lançou, nesta quarta-feira (23), o programa Fortaleza Educa, que reúne um conjunto de ações para qualificar a infraestrutura das escolas da rede municipal e valorizar os profissionais da educação. A iniciativa prevê desde a climatização das unidades escolares até a reformulação de premiações e a ampliação de vagas na Educação Infantil.

Foto: Reprodução

Entre os principais anúncios está a instalação de aparelhos de ar-condicionado em 71 escolas já a partir de agosto. A meta da gestão é climatizar 100% da rede até 2028. As salas de professores de todas as unidades serão climatizadas de forma imediata.

O programa também contempla os estudantes. A Prefeitura vai realizar um concurso para escolher o novo modelo de fardamento escolar, com a participação de alunos e professores da rede. Ao todo, serão selecionados quatro modelos para representar os diferentes níveis de ensino. Os vencedores ganharão uma viagem para São Paulo, e os uniformes escolhidos serão apresentados em um desfile no Centro de Eventos do Ceará.

Na alimentação escolar, o cardápio será reformulado com foco nutricional. A partir de agosto de 2025, os estudantes terão refeições com proteínas todos os dias e o tradicional pratinho junino às sextas-feiras.

Outro destaque do Fortaleza Educa é a valorização dos profissionais da educação. Evandro Leitão anunciou mudanças no Prêmio Escola com Excelência em Desempenho (Pmed). A partir de 2026, todos os professores da escola premiada — incluindo substitutos — serão contemplados, independentemente da disciplina ou série. O núcleo gestor e os assistentes administrativos também receberão o benefício, com valor estimado em R$ 5 mil por profissional.

Na Educação Infantil, o programa prevê a entrega de três novos Centros de Educação Infantil (CEIs) em agosto, localizados nos bairros Jangurussu, Parangaba e Conjunto Ceará II, criando 370 novas vagas. Além disso, um convênio com 20 creches deve gerar 2.130 vagas adicionais, totalizando 2.500 novas vagas em creches.

Em parceria com os governos Estadual e Federal, 22 novos CEIs serão construídos em Fortaleza. Dez unidades serão viabilizadas pela União, com 1.500 vagas, e outras 12 pelo Estado, com 1.800 vagas. Os novos centros contarão com estrutura moderna, incluindo salas temáticas, laboratórios, bibliotecas, refeitórios e pátios. As crianças receberão cinco refeições diárias, fardamento, mochila, kit pedagógico e material de higiene.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir