Nesta segunda-feira (02/12), o Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio da 181ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, enviou um ofício à deputada estadual Gabriela Aguiar (PSD), que exerce a função de vice-prefeita eleita e coordena a equipe de transição do Governo Municipal. O ofício solicita esclarecimentos sobre as possíveis dificuldades no repasse de informações mencionadas pelo prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), em uma entrevista recente.
A solicitação do órgão foi motivada por declarações feitas por Evandro em entrevista ao jornal O Povo, no dia 29 de novembro. Ele relatou que, no início da transição, tem encontrado obstáculos para obter dados essenciais. Além disso, vereadores da cidade também manifestaram críticas quanto à colaboração da atual administração no fornecimento das informações necessárias para o processo de transição.
O MP, que já acompanha o processo de transição desde outubro de 2024, por meio de um procedimento administrativo, busca entender se há informações que precisam ser compartilhadas com o órgão para investigação. O Ministério Público reforça a importância da transparência, ressaltando que a troca de gestão deve ocorrer de maneira eficiente, respeitando as normas legais e garantindo a continuidade dos serviços públicos sem prejuízos.
Caso sejam identificados indícios de irregularidade, o MP pode instaurar um procedimento extrajudicial para investigar a situação, assegurando que todos os dados necessários para o funcionamento da administração pública sejam devidamente repassados. O órgão também visa garantir que o processo de transição ocorra com o devido compromisso de impessoalidade e moralidade.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.