Apresentar propostas, trocar ideias, expor comentários e dar sugestões ao candidato do PT à Prefeitura de Fortaleza, Evandro Leitão, foi o que representantes dos setores de Turismo e Eventos fizeram em Café da Manhã, realizado nesta quinta-feira (05.09), na DOC Trattoria & Wine Bar, no bairro Varjota, em Fortaleza (CE).
Além dos expoentes dos segmentos e entidades dos dois setores, o encontro contou ainda, com as participações de empresários, formadores de opinião e profissionais da imprensa. O bate-papo com Evandro Leitão teve as mediações do deputado federal, Gastão Bittencourt (PSD) e, também, da secretária de Turismo do Estado do Ceará, Irwana Guerra.
Tendo em vista que o setor do turismo representa mais de 2/3 da economia da Capital, Evandro disse ser importante escutar os representantes dos segmentos para saber quais são as principais demandas dos setores para que ele possa implementar políticas públicas caso venha a ser eleito prefeito de Fortaleza.
“Sem sombras de dúvidas nós iremos fomentar o turismo do estado do Ceará, criando rotas culturais por toda a cidade, fortalecendo com políticas públicas que são importantes como na área da segurança, na área da infraestrutura, para o turista não vir pra Fortaleza para ver uma cidade suja”, pontuou o candidato do PT lembrando: “Fortaleza está com mais de 1.200 pontos de lixo espalhados por toda a capital. Nós temos que limpar essa cidade, nós temos que deixar limpa essa cidade!”, reforçou Leitão.
Avaliar um possível incentivo fiscal para o segmento está no plano de campanha que Evandro Leitão tem para os setores de turismo e eventos. Segundo o candidato, o objetivo é atrair cada vez mais o turismo de negócios, para que as pessoas que visitem Fortaleza não encontrem apenas uma cidade dormitório. “Mas sim, uma cidade onde possa vir conhecer nossas belezas naturais, conhecer nosso patrimônio histórico cultural, para que cada vez mais a economia possa rodar, a economia possa girar e a gente gerar cada vez mais emprego e renda”.
Ao ser questionado sobre o fato de aparecer em 4º lugar nas pesquisas, mesmo tendo ganhado apoios, o candidato petista falou: “Eu sempre digo que pesquisas são retratos momentâneos”, opinou Evandro lembrando que só tem menos de uma semana que começou a propaganda eleitoral gratuita em Rádio e TV. “Eu espero e tenho a plena convicção, confiança e esperança que até o dia 6 de outubro, Fortaleza possa estar a partir de primeiro de janeiro de 2025, nas mãos do melhor projeto para a nossa cidade, que é o projeto do 13, junto com o arco de alianças”, disse o candidato mostrando otimismo.
É sabido por todos os gestores públicos estadual e municipal que as elevadas taxas de criminalidade que vêm sendo registradas não só na capital cearense, mas em todo o Estado não atingem só a vida diária dos moradores das cidades do Ceará, mas têm ainda, grandes impactos em setores como turismo, investimentos externos e até na qualidade de vida dos habitantes.
Quanto ao assunto violência, Evandro Leitão disse o que pretende fazer para combater a criminalidade na capital: “Primeiro integrar a Prefeitura de Fortaleza com os órgãos do Governo Federal e do Governo Estadual”, informou acrescentando ainda: “Não se combate violência e a insegurança com discursos fáceis dizendo que vai resolver sozinho, armando a população. A gente combate a violência através de dois eixos: o eixo ostensivo e o eixo preventivo”, afirmou o candidato em sua entrevista.
Ao finalizar a sua fala no café da manhã, Evandro Leitão se dirigiu para a presidente da Associação Cearense de Turismo no Espaço Rural e Natural, Annya Ribeiro, dizendo: “Pode ter certeza Annya, que em seu nome, eu quero aqui falar com todo o trade turístico do Estado do Ceará. Eu vou respeitar vocês, eu vou dialogar com vocês! E nós juntos vamos tomar decisões coletivas e sem posições”, assegurou o candidato do PT aos representantes do Turismo já vislumbrando uma vitória nas Eleições 2024.