Um projeto que promoveria alterações em uma área próxima a Avenida Santos Dumont, voltada para áreas verdes na capital, foi vetado pelo prefeito Evandro Leitão (PT). O projeto foi aprovado no final do ano passado pela Câmara Municipal de Fortaleza, e envolvia a extinção ou enfraquecimento da proteção de áreas verdes em Fortaleza, facilitando todos os tipos de ocupação como construção de empreendimentos.
O projeto vetado poderia afetar uma área de 11,4 hectares da Zona de Interesse Ambiental (ZIA) que fica localizada no Parque do Cocó, no bairro Manuel Dias Branco, próxima à avenida Santos Dumont, e prevê mudar a classificação da área para Zona de Ocupação Preferencial 2 (ZOP 2), menos restritiva no âmbito de proteção.
O autor do projeto é o vereador Luciano Girão (PDT), e na época da votação, gerou diversas discussões, até com a retirada de pauta. Com o retorno do recesso, e não tendo sido sancionada na gestão anterior, ainda cabia a possibilidade de veto. Após de Leitão, a medida deve ser publicada no Diário Oficial do Município (DOM) e será encaminhada à Câmara, onde os vereadores voltarão a analisar se mantém ou derruba o veto do prefeito.
Foram aprovados textos com emendas, ainda no fim de 2024, que visavam retirar as áreas da classificação de proteção verde.