PUBLICIDADE

Ex-reitor da UFC, Cândido Albuquerque, participa de café da oposição na Alece e fala sobre futuro político

O advogado e ex-reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Cândido Albuquerque, foi o convidado da edição desta terça-feira (26) do café da manhã da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). O encontro ocorreu no gabinete do deputado Alcides Fernandes (PL) e reuniu parlamentares que integram o bloco oposicionista.


Durante a conversa, Cândido destacou a importância de estar próximo aos deputados de oposição e elogiou a postura dos parlamentares diante do cenário político atual.

“Estar aqui com os deputados de oposição, para mim, é um privilégio muito grande, porque eles são a inspiração num Estado como o Ceará, hoje inserido num sistema extremamente hostil politicamente. Você tem um governo federal, estadual, municipal, presidência da Assembleia e da Câmara sob o mesmo grupo político, e ainda assim esses deputados mostram coragem, inteligência e disposição em levantar a voz pelo que é melhor para o Estado”, afirmou.

Cândido, que já manifestou interesse em disputar uma vaga no Senado Federal em 2026, disse que sua principal motivação é “ajudar e contribuir”. Segundo ele, essa participação pode se dar tanto por meio de uma candidatura quanto de articulações políticas nos bastidores.

“Eu quero ajudar, quero dar uma contribuição. Se meu nome for interessante, eu gostaria de participar, sim. Mas, se não tiver cargo nenhum, eu vou ajudar do mesmo jeito”, declarou.

O ex-reitor também voltou a criticar o papel do Senado em relação ao Supremo Tribunal Federal (STF), apontando que há um desequilíbrio entre os Poderes.

“O Supremo invadiu a competência do Legislativo e ninguém faz nada. Esse sistema de freios e contrapesos existe para evitar abusos. Só o Senado pode fazer esse contraponto, e, na minha visão, tem falhado nessa missão”, avaliou.

Cândido tem participado de diferentes encontros políticos no Estado e mantém diálogo aberto com lideranças como Ciro Gomes (PDT), Roberto Cláudio (sem partido) e o deputado federal André Fernandes (PL). Ele admite conversas com várias siglas, mas ainda não definiu por qual partido poderá disputar uma vaga em 2026.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir