PUBLICIDADE

Ex-vereador de Canindé é condenado por abuso de poder

A Justiça Eleitoral condenou o ex-vereador de Canindé Antônio Maciel Abreu, conhecido como Giovane Lira (PSD), a oito anos de inelegibilidade por abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024. A decisão foi proferida nesta segunda-feira (14) e atende integralmente à Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral, por meio do promotor Jairo Pequeno Neto, da 33ª Zona Eleitoral.

Foto: Reprodução

Segundo as investigações, Giovane Lira utilizou seu perfil pessoal no Instagram para associar sua imagem à distribuição de toneladas de alimentos do Programa Mesa Brasil, do Sesc. À época candidato à reeleição, ele teria explorado sua posição como agente político e a visibilidade do cargo para promover, de forma sistemática, ações assistenciais com fins eleitorais, incluindo a promessa de continuidade do fornecimento dos alimentos caso fosse reeleito.

O Ministério Público também identificou o uso de outras ações de cunho assistencial, como a entrega de materiais escolares e esportivos e obras em estradas vicinais, todas vinculadas à atuação do então vereador, com o objetivo de beneficiar sua candidatura.

Durante as apurações, foi descoberto ainda que Giovane Lira teria oferecido redirecionar o abastecimento da frota da Secretaria Municipal para postos de um empresário local, em troca de apoio político.

Os indícios das irregularidades foram reunidos na Operação “Cesta Limpa”, deflagrada em setembro de 2024 pelo MP Eleitoral e pela Polícia Federal, que cumpriu mandados de busca e apreensão contra o ex-parlamentar.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir