PUBLICIDADE

Ex-vereadora Ana Paula assume mandato como deputada federal

A ex-vereadora Ana Paula Brandão (PDT) assumiu o mandato como deputada federal, na vaga antes ocupada por Eduardo Bismarck. Ele assumiu o cargo de secretário de Turismo do Governo do Estado do Ceará. A parlamentar, que é ex-presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-CE), reforça no Congresso Nacional a luta dos profissionais de enfermagem.

A Enfermagem alcançou resultados expressivos nas eleições municipais de 2024, refletindo o fortalecimento político da categoria e projetando novos avanços para 2025.Ana Paula soma-se a outras representantes que assumiram neste ano, como a deputada federal Rejane de Almeida (RJ), e a deputada estadual Lilian Behring (RJ). Elas se juntam aos enfermeiros Bruno Farias (MG) e Gilmar Junior (PE), ampliando a bancada da categoria em nível estadual e federal.

A mobilização da Enfermagem também impactou diretamente as bases municipais: pelo menos 47 prefeitos, 91 vices e 1.091 vereadores identificados como profissionais da área foram eleitos em todo o Brasil. Este número pode ser ainda maior, considerando que muitos candidatos se registraram no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como empreendedores ou servidores públicos. Esse avanço nas cidades promete ser um pilar estratégico para futuras disputas eleitorais, incluindo as federais de 2026.

Uma década de construção política
Para o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Neri, o fortalecimento político da categoria é fruto de anos de planejamento e articulação.

“A eleição de representantes da Enfermagem é resultado direto de um projeto político iniciado há mais de uma década. Foi esse movimento que possibilitou conquistas históricas, como a constitucionalização do piso salarial, o direito ao descanso digno e a indenização para dependentes de profissionais vítimas da COVID-19. Agora, com essa nova força institucional, nosso foco será a aprovação das 30 horas semanais”, ressalta Neri, destacando a importância da união em torno da PEC 19/2022.

Com o início de seu mandato como deputada federal, Ana Paula Brandão também segue atuando como conselheira federal do Cofen. Ela reforça o compromisso com a valorização da categoria: “Assumo este mandato com o propósito de defender a Enfermagem e lutar pela aprovação integral da PEC 19, uma medida essencial para a dignidade e o reconhecimento da nossa profissão.”

Representatividade no Congresso Nacional
Segundo o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), a Enfermagem conta atualmente com uma representatividade significativa no Congresso Nacional. Entre os parlamentares que se declaram da área, destacam-se os deputados federais Bruno Farias (MG), Dorinaldo Malafaia (AP), Benedita da Silva (RJ) e Enfermeira Rejane (RJ). No Senado, as enfermeiras Ana Paula Lobato (MA) e Augusta Brito (CE) ampliam a voz da categoria.

Este cenário reafirma a força da Enfermagem como protagonista nas pautas de saúde pública, direitos trabalhistas e valorização profissional, consolidando o papel estratégico da categoria na construção de políticas públicas de impacto.

Com informações Ascom Coren/CE
WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir