PUBLICIDADE

Expansão das forças de segurança do Ceará cria 500 novas vagas em concurso

A reestruturação das Forças de Segurança do Ceará foi oficializada nesta segunda-feira (31/03) por meio da assinatura de sete decretos que promovem mudanças estratégicas na Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e nas corporações policiais do estado. O anúncio foi feito no Palácio da Abolição pelo governador Elmano de Freitas (PT).

Expansão das forças de segurança do Ceará cria 500 novas vagas em concurso
Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

A reestruturação já foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) e tem como objetivo descentralizar, modernizar e fortalecer os serviços prestados à população. As medidas incluem a criação de novos departamentos, batalhões e coordenadorias, além da realização de novos concursos para reforçar o efetivo das instituições envolvidas.

Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS)

A SSPDS passará por uma ampliação estrutural, descentralizando suas operações. A Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), responsável pelo atendimento de emergências, terá uma nova unidade em Quixadá e núcleos adicionais em Baturité, Russas, Canindé, Aracati, Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

Além disso, setores fundamentais serão modernizados, como a Coordenadoria de Inteligência (Coin), a Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) e a Coordenadoria de Operações Aéreas (Ciopaer). Para fortalecer a proteção a grupos vulneráveis, será criada uma unidade específica para apoiar vítimas de violência, especialmente mulheres.

Polícia Civil do Ceará (PCCE)

Para intensificar o combate ao crime organizado, será criado o Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), além de uma delegacia especializada no combate ao tráfico de armas, munições e explosivos. O Departamento de Repressão aos Crimes contra o Patrimônio (Depatri) também será implementado, reforçando investigações sobre crimes contra bens materiais.

A Polícia Civil ainda contará com a criação de 20 seccionais distribuídas pelo estado, responsáveis por coordenar as delegacias locais. Haverá também a expansão do serviço de inteligência, com 30 novas seções em diferentes regiões do Ceará, garantindo suporte às investigações.

Expansão das forças de segurança do Ceará cria 500 novas vagas em concurso
Foto: Ascom PCCE

Outro destaque é a reformulação da carreira policial, unificando as funções de escrivão e inspetor no novo cargo de oficial investigador de polícia. “Isso vai permitir um novo concurso com 500 vagas e o edital sai em breve”, disse Elmano.

Polícia Militar do Ceará (PMCE)

A estrutura da PMCE será ampliada com a criação de quatro novos comandos operacionais, dobrando o número atual. Além disso, serão implementados nove novos batalhões, com distribuição entre a Região Norte (3), Sul (5) e Metropolitana (1).

Também serão criados novos Núcleos de Atendimento Biopsicossocial (NABs), garantindo assistência psicológica e social aos profissionais de segurança. As unidades serão alocadas no Vale do Jaguaribe e na Serra da Ibiapaba.

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)

O Corpo de Bombeiros também passará por mudanças estruturais, incluindo a criação do Batalhão de Salvamento Marítimo (BSMar) e do Batalhão de Prevenção Institucional (BPI). Além disso, novas coordenadorias e setores de inteligência serão implementados para aprimorar os serviços prestados à população.

Perícia Forense do Ceará (Pefoce)

A Pefoce expandirá sua atuação com a criação de novas coordenadorias regionalizadas e núcleos especializados em identificação de drogas, desaparecimento de pessoas, crimes ambientais e acidentes de trânsito. Com a modernização, a instituição terá maior agilidade na realização de exames laboratoriais e perícias.

Além disso, será criada a Coordenadoria de Inteligência. O intuito é facilitar o intercâmbio de informações com outras forças de segurança. Apenas para a Pefoce, serão investidos R$ 15 milhões.

Academia Estadual de Segurança Pública (Aesp) e Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp)

A Aesp ampliará sua oferta de cursos e treinamentos com a criação de uma Coordenadoria de Pós-graduação e Ensino Integrado. Já a Supesp será modernizada para garantir maior transparência na disponibilização de dados e no intercâmbio de informações com universidades e órgãos de pesquisa.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir