PUBLICIDADE

Expansão de supermercados de bairro impulsiona setor no Ceará

O setor de supermercados no Ceará tem apresentado um crescimento significativo. Desde 2020, a abertura de novas unidades tem superado a marca de 100 por ano. Segundo a Associação Cearense de Supermercados (Acesu), essa tendência positiva deve continuar. Apesar de não haver dados oficiais detalhados, a Acesu acredita que o número real de aberturas seja ainda maior, já que a associação monitora apenas seus 300 membros, que operam cerca de 600 lojas em todo o estado.

Nidovando Pinheiro, presidente da Acesu e diretor do Nidobox Supermercado, destaca o crescimento dos mercados de bairro, que possuem de um a cinco caixas de atendimento. Esses mercados têm se mantido competitivos devido aos menores custos operacionais.

Expansão de supermercados de bairro impulsiona setor no Ceará
Foto: Fabiane de Paula / SVM

Por sua vez, Sergio Bezerra, diretor executivo da Rede Uniforça Supermercados, compartilha da mesma opinião. No entanto, também menciona a entrada de grandes redes nacionais no mercado cearense, o que traz desafios e oportunidades.

“O mercado do Ceará está passando por uma fase de transição. Grandes redes estão descobrindo o Ceará e estão entrando com grandes investimentos. Por um lado, para a população cearense, isso é um bom momento, porque aumenta a perspectiva de novos empregos”, detalhou. “Porém, para o empresário cearense que está aqui há bastante tempo e que busca a solidificação com seu cliente, isso atrapalha muito, porque as grandes redes chegam com poder de barganha elevado e causam desalinhamento na concorrência”, completou.

Outro fator que tem impactado o setor é o aumento das apostas, que reduz a renda disponível para compras nos supermercados. Para enfrentar esses desafios, os supermercados têm diversificado seus serviços, oferecendo espaços para academias, salões de beleza e lavanderias dentro das lojas, buscando atrair mais clientes e aumentar o faturamento. Além disso, investem em tecnologias que facilitam o acesso e a fidelização dos clientes, como caixas de autoatendimento e descontos via aplicativos.

Durante o Apas Show em São Paulo, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro, destacou o papel do Brasil como o “supermercado do mundo”. Com isso, reforçou o potencial de referência do agronegócio brasileiro no cenário global.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir