PUBLICIDADE

Expectativa para 2025 é que haja conta de luz mais barata

Com a seca histórica de 2024 começando a ficar para trás, o setor elétrico brasileiro vê sinais de recuperação com o retorno das chuvas. Para 2025, a expectativa é que o clima mais ameno mantenha as tarifas de energia estáveis, sem custos adicionais, com a bandeira tarifária verde durante a maior parte do ano.

Os especialistas indicam que 2025 será um ano de menos ondas de calor e mais chuvas, especialmente no verão. Isso reduzirá a pressão sobre o sistema elétrico, permitindo que a bandeira tarifária se mantenha verde, com exceção de agosto e setembro, meses que devem ter a bandeira amarela devido à seca.

Expectativa para 2025 é que haja mais bandeiras verdes na conta de luz
Foto: Reprodução

As chuvas que começaram a cair em dezembro são um alívio para os reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), que já começam a se recuperar. Além disso, o fenômeno climático La Niña, de baixa intensidade, deve ajudar a trazer mais chuvas para o Norte e Nordeste, aliviando as áreas mais afetadas pela seca.

Com a redução das altas temperaturas, espera-se um consumo de energia mais baixo em 2025, já que o uso de ar-condicionado e refrigeração será menor. Isso também contribui para menos evaporação nos reservatórios das hidrelétricas, tornando o sistema mais eficiente e estável.

A seca de 2024 afetou diversas bacias hidrográficas importantes, mas a Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) já observa recuperação em rios chave como o Madeira e o Xingu, que alimentam grandes usinas hidrelétricas. Com a flexibilização das autorizações de vazão, as usinas puderam continuar gerando energia, mantendo o fornecimento estável durante a crise hídrica.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir