Nesta terça-feira (24/12), as agências terão horário reduzido, funcionando apenas das 9h às 11h, de acordo com o horário de Brasília. Já no dia 31 de dezembro, véspera de Ano Novo, não haverá atendimento ao público e as compensações bancárias, incluindo TED, não serão realizadas. No entanto, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o sistema de pagamento PIX será uma exceção, pois funciona 24 horas por dia, incluindo feriados e finais de semana.
Nos demais dias de dezembro, como 23, 26, 27 e 30, o funcionamento dos bancos seguirá o horário habitual. O atendimento será retomado normalmente a partir de 2 de janeiro de 2024. Nos feriados nacionais de 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (Ano Novo), não haverá expediente bancário e os clientes não poderão realizar atendimentos presenciais nas agências. Além disso, as compensações bancárias estarão suspensas nesses dias.
Se o vencimento de contas como água, luz e telefone cair em um desses dias sem compensação bancária, como 25/12, 31/12 e 1º/01, o pagamento poderá ser feito no primeiro dia útil seguinte, sem acréscimos. No entanto, para tributos e impostos, é recomendável antecipar o pagamento para evitar juros ou multas, caso o vencimento coincida com os feriados.
Se o boleto não tiver vencimento ajustado para o feriado, a recomendação é efetuar o pagamento antes da data ou, se possível, utilizar os canais digitais, como aplicativos bancários, sites e caixas eletrônicos. Outra opção é agendar o pagamento nos canais de autoatendimento.
Orientações
A Febraban ainda destaca que, para as operações bancárias, sábados, domingos e feriados não são considerados dias úteis. Sendo assim, as agências bancárias permanecem fechadas em feriados, sejam eles nacionais, estaduais ou municipais.
Por fim, a Febraban sugere que os clientes utilizem os meios eletrônicos, como o autoatendimento nas agências e os canais digitais de seus bancos, para a realização de pagamentos e transferências. Os boletos de clientes cadastrados no sistema de Débito Direto Autorizado (DDA) também poderão ser pagos de forma prática e segura.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.