O acumulado de janeiro a abril de 2023 das exportações cearenses para os Estados Unidos registraram crescimento de 51,7%, na comparação com 2022, ultrapassando o valor de US $300 milhões. O número foi abordado no recente estudo “Ceará em Comex”, realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o qual se propõe a aprofundar o entendimento sobre o comércio exterior cearense.
De acordo com a pesquisa, o desempenho das exportações foi impulsionado pelo setor siderúrgico, consolidando o país norte-americano como o principal destino das exportações do estado, representando cerca de 49% do total acumulado.
No quesito importação, o estado do Ceará registrou um total de US $255,94 milhões neste início de ano, representando uma redução de 42,4% em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando o valor alcançado foi de US $444,53 milhões. O município de Fortaleza se destacou como o principal importador do Ceará, correspondendo a 28,1% do total acumulado comprado pelo estado no exterior. Apesar disso, o valor adquirido pela capital cearense teve uma redução acentuada de 64,7% em relação ao mesmo período do ano anterior, totalizando US $279,35 milhões em produtos importados.
Ceará em Comex
O estudo “Ceará em Comex” é realizado pelo Centro Internacional de Negócios (CIN) da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec) e é uma análise aprofundada do comércio exterior cearense. Este estudo visa fornecer informações estratégicas sobre as atividades de importação e exportação do estado, identificando tendências, oportunidades e desafios para o setor.
A análise tem o objetivo de auxiliar as empresas cearenses, em especial as indústrias, na tomada de decisões estratégicas relacionadas ao comércio internacional. Ela fornece insights valiosos para as empresas identificarem novos mercados, diversificarem suas exportações, explorarem oportunidades de importação e aprimorarem sua competitividade no cenário global.
Com informações da Fiec