PUBLICIDADE

Exposição promove a Chapada do Araripe como patrimônio mundial

Entre os dias 4 e 15 de novembro, uma exposição sobre a Chapada do Araripe está em destaque na Câmara dos Deputados, em Brasília. Realizada pelo Sesc, parte do Sistema Fecomércio Ceará, a iniciativa pretende evidenciar a importância dessa região, além de fortalecer o movimento Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade, que busca o reconhecimento como Patrimônio Mundial Misto pela Unesco.

A Chapada do Araripe é notável por sua vasta área de rochas cretáceas, maior que qualquer outra nas bacias interiores do Nordeste brasileiro, além de ser o maior depósito fossilífero do Brasil. Com uma combinação de biomas que inclui Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, a região guarda tesouros geológicos que datam de 180 milhões de anos, além de registros arqueológicos que revelam a presença humana desde a pré-história.

Além de seu valor ambiental, a Chapada do Araripe é um importante centro cultural e social. O presidente do Sistema Fecomércio Ceará, Luiz Gastão, explica que levar a exposição para Brasília visa sensibilizar o público e atrair apoio para que a região seja declarada Patrimônio Mundial.

“Nós, que fazemos o sistema Fecomércio, entendemos que a Região do Cariri é importante não apenas para o Ceará, mas para o Nordeste como um todo, porque ela abriga a Chapada do Araripe, que une os estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, com uma diversidade não só ambiental, mas também cultural fantástica e vários outros atrativos”, comentou.

Exposição promove a Chapada do Araripe como patrimônio mundial
Foto: Divulgação/Sesc Ceará

A mostra aborda a biodiversidade da Chapada, incluindo sua fauna, flora e patrimônio arqueológico e paleontológico. Haverá também destaque para os geossítios, o Geopark Araripe, o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, ligado à Universidade Regional do Cariri (URCA), e a diversidade cultural da região, incluindo museus orgânicos, mestres da cultura popular, expressões religiosas e a Fundação Casa Grande.

Reconhecimento Internacional

A campanha “Chapada do Araripe Patrimônio da Humanidade” visa obter o título de Patrimônio Mundial Misto, concedido a locais que apresentam tanto valor natural quanto cultural. Essa certificação reforçaria o compromisso de preservação e valorização da Chapada, beneficiando a região também em termos de desenvolvimento econômico e turismo.

Para o gerente de Cultura do Sesc Ceará, Alemberg Quindins, o apoio dos parlamentares cearenses é fundamental para que a Chapada receba atenção internacional e se fortaleça como um exemplo de preservação ambiental e cultural no semiárido. “A Chapada é um importante aquífero, oásis em pleno semiárido brasileiro, com uma densa população humana em seu entorno envolvendo os estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e perenizando a Paraíba”, disse.

Em fevereiro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) inseriu a candidatura da Chapada na lista indicativa brasileira de bens com potencial para a certificação da Unesco. Essa inclusão marca o início de um processo que poderá culminar no reconhecimento da Chapada do Araripe como Patrimônio Mundial Misto.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir