PUBLICIDADE

Falésias de praias do Litoral Leste correm risco de deslizamento, segundo pesquisadores

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) elaboraram um relatório que mostra o risco de deslizamento em falésias entre as praias de Beberibe, Morro Branco, Canoa Quebrada e Icapuí. A previsão é de que a versão final do relatório esteja pronta em março deste ano.

A probabilidade de deslizamento se deve ao fato de que a ocupação nas proximidades das falésias aumenta a instabilidade da área e duplicam as chances de risco. Segundo o professor do curso de geografia da UFC e coordenador do Projeto Falésias, Rubson Pinheiro, construções podem ser destruídas pela erosão e o alerta também é válido para aqueles que caminham pela faixa de areia, além de bugueiros que transitam com os turistas na margem da falésia.

“De imediato, é preciso estabelecer restrições e disseminar a cultura do risco entre os turistas. Como medida emergencial, estamos orientando a Defesa Civil a colocar placas nos lugares mais críticos, e as Prefeituras, para colocar guardas municipais orientando os turistas”, relata o professor.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir