PUBLICIDADE

Falta de licenciamento paralisa obras em Jericoacoara

O Ministério Público do Ceará (MPCE), junto com o Ministério Público Federal (MPF), recomendou nesta segunda-feira (19/05) a suspensão imediata das obras e intervenções no Parque Nacional de Jericoacoara (Parna Jeri). A medida visa barrar as ações físicas e de engenharia no local até que toda a documentação ambiental seja revisada.

A recomendação, assinada pela Promotoria de Justiça de Jijoca de Jericoacoara e pelo Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (Gaema), foi direcionada ao Instituto Chico Mendes (ICMBio) e à Sociedade de Propósito Específico (SPE) Urbia Cataratas Jericoacoara S.A., responsável pelas obras. O Ministério Público identificou que a SPE está executando várias intervenções sem as autorizações ambientais necessárias, ignorando a exigência de Estudos de Impacto Ambiental e Relatórios (EIA/RIMA).

Falta de licenciamento paralisa obras em Jericoacoara
Foto: Priscila Forone

Entre as atividades autorizadas diretamente pelo ICMBio, gestor do parque, estão a perfuração de poços, construção de complexo de visitantes, instalação de banheiros, áreas para armazenamento de combustíveis, além de estacionamento para máquinas pesadas. Essas ações podem gerar resíduos e efluentes que ameaçam a contaminação do solo local.

Outro ponto que chamou atenção foi a implantação de uma infraestrutura viária de cerca de 10 km, incluindo terraplanagem e pavimentação em área de dunas. O local é o habitat natural de diversas espécies animais.

Diante dos fatos, o MP exigiu que o ICMBio e a Urbia Cataratas Jericoacoara apresentem uma planilha detalhada com todas as intervenções já feitas, as em andamento e as planejadas, acompanhadas dos respectivos licenciamentos e estudos ambientais. A entrega dessas informações está marcada para uma reunião nesta quarta-feira (21/05).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir