Nesta segunda-feira (27/03), a Prefeitura do município de Hidrolândia, a 223 km de Fortaleza, está trabalhando um plano de contingência para possíveis casos de enchentes ou alagamentos. Desde o começo da noite, a cidade está sendo tomada pelas fortes chuvas, causando transtornos e deixando parte da cidade sem energia.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), o município obteve 115mm nas primeiras horas de terça, sendo a maior chuva registrada desde o ano passado. A Funceme divulgou que as fortes chuvas aconteceram em todas as macrorregiões, com destaque para a região centro-sul e leste do estado, no qual foi registrado o maior índice. Conforme os resultados parciais, ao todo, foram 15 postos que obtiveram mais de 100 mm acumulados nas últimas 48h no Ceará.
O prefeito de Hidrolândia, Iris Mororó (PT), informou que entrou em contato com órgãos estaduais, como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Superintendência de Obras Públicas para que sejam tomadas as providências, principalmente em relação aos danos na rodovia CE-257, provocados pelo sangramento do açude Haras Mourão e havendo a possibilidade de comprometer o asfalto e interromper o trânsito.
A cidade deverá receber alguns técnicos nesta terça-feira (28/03), juntamente com a comissão montada, e assim realizar o acompanhamento e atendimento às necessidades da população.
Elmano visita áreas afetadas pela chuva
Nesta segunda-feira (27/03), o governador Elmano de Freitas (PT), visitou os municípios de Senador Pompeu e Milhã, localizados na região do Sertão Central, por conta das fortes chuvas e afetando os moradores.
O município de Milhã, obteve 500 famílias desabrigadas, cerca de 2 mil pessoas impactadas pela chuva. Já em Senador Pompeu, foram contabilizadas, pelo menos, 18 famílias desabrigadas. Dentre as perdas, estão listadas casas, criações de animais e outros tipos de patrimônios materiais.
Previsão de chuvas para os próximos dias
De acordo com a Funceme, nesta terça e quarta-feira, as condições de chuvas são para todas as macrorregiões. Mas na quarta-feira (29/03), o indicativo é de redução nos volumes de chuva.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Facebook, Instagram e Youtube.