A partir deste mês de setembro, itens de higiene e limpeza para detentos do sistema prisional cearense serão entregues pelo Governo do Estado. A gestão estadual tomou essa decisão junto a administração penitenciária do Ceará, fazendo que familiares fiquem proibidos de levarem aos internos itens como aparelho de barbear, creme dental e papel higiênico.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) afirma essa medida foi tomada para aumentar a segurança durante o procedimento de entrada dos utensílios nas unidades prisionais. Além disso, a pasta diz que a entrega será feita a cada 15 dias através de kits, tendo que ser aplicada de forma gradual nas unidades de reclusão do Estado.
Veja a lista de de materiais que serão entregues pelo Estado:
Kit de limpeza
- Sabão em pó (500g)
- Barra de sabão de coco
- Agua sanitária (1l)
Kit de higiene
- Aparelho de barbear
- Escova e creme dental
- Desodorante
- Sabonetes líquido e antisséptico
- Papel higiênico
Porém, ainda fica a escolha das famílias para entregar colchões, lençóis e toalhas, no qual precisam ser entregues durante as visitas aos presos. Se o governo estadual atrasar o fornecimento de algum dos itens listados, será permitido que as famílias assumam o abastecimento.
A medida entra em prática a partir do próximo dia 14 de setembro nas unidades do Complexo II, Cadeias Públicas, Unidades do Interior, Pacatuba e Caucaia. As restrições devem chegar ao Complexo I no dia 5 de outubro e ao Complexo III na data de 2 de novembro.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.