Nesta quinta-feira (08/09), foi realizada no Parque da Cidade, em Sobral, a 240 km de Fortaleza, a 4ª Feira agroecológica de saberes e sabores. O evento é organizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria do Trabalhador (Cetra) e Rede de Agricultores do Território de Sobral. Há quatro anos a feira mobiliza os trabalhadores rurais e consumidores de todo o estado.
Um quiosque foi instalado no Parque da Cidade, ao lado da Igreja Assembleia de Deus Templo Central que funciona; de terça à sexta-feira de 07 às 11 e de 16 às 19 horas, e no sábado de 07 às 11 horas. No quiosque são vendidos produtos agroecológicos da agricultura familiar: frutas, verduras, legumes, doces, mel, ovo de galinha caipira e artesanatos. O evento contou com a presença autoridades políticas, produtores e consumidores; além de Cristiane Coelho, vice-prefeita de Sobral e candidata a deputada federal e o deputado estadual, Moisés Braz.
A coordenadora do Projeto Redes em Ação do CETRA, Dalvanir Duarte, explicou que trabalha com os agricultores de Sobral e Região e que a feira é um resultado do seu serviço à frente deste projeto. Sua equipe prossegue prestando assessoria técnica e beneficiando mais de 5 mil famílias. Dalvanir ressaltou que há agricultores plantando no próprio quintal e obtendo resultados positivos.
A vice-prefeita de Sobral, Cristiane Coelho (PT) afirmou que, “a feira é um dos tantos projetos que apoia e se deve oportunizar os produtores locais. Estamos fazendo isso juntamente com o prefeito, Dr. Ivo Gomes, pois devemos nos alimentar de forma saldável, com produtos sem agrotóxicos”. O deputado Moisés Braz (PT) ressaltou que estava no evento para observar o funcionamento da feira e ouvir os reclames dos produtores para procurar a melhoria de suas vidas”.


