O setor de panificação cearense vivenciou exposições de produtos, palestras e networking, nos últimos dias 18 e 19 de setembro, na Casa da Indústria, em Fortaleza (CE). O espaço abrigou a 9ª edição da Feira Rede Pão, um evento realizado pelo Sindpan e Rede Pão, com apoio do Sistema FIEC e do SEBRAE Ceará.
“É sempre uma honra muito grande receber todos vocês que fazem a panificação no Ceará. Vocês têm um sindicato que trabalha diuturnamente” foi o que disse o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante em seu discurso de abertura, lembrando ainda: “o Sindpan conseguiu mudar o cenário da panificação no nosso estado, sendo um grande exemplo para outros sindicatos. Exemplo de resiliência, exemplo de trabalho, de dignidade, mas principalmente por mostrar para a sociedade a importância desse setor”.
Já o presidente do Sindicato da Indústria da Panificação e Confeitaria do Ceará (Sindpan), Alex Martins, agradeceu o apoio da Federação das Indústrias do Estado do Ceará nas iniciativas do setor panificador, ressaltando que o gestor da entidade, Ricardo Cavalcante, tem admiração de todos os presidentes de sindicatos por fazer as coisas realmente acontecerem na Indústria do Ceará.
“Tudo isso que a gente vem fazendo é para melhorar o setor de panificação. Preparamos uma feira muito boa, muito grande. E os fornecedores só vão para iniciativas assim quando a gente tem credibilidade. Eles sabem que lá tem o Sindicato, a FIEC, fazendo o trabalho bem feito para o desenvolvimento do setor. A Feira Rede Pão hoje traz inovação, aulas-show, palestras, tudo para os nossos panificadores crescerem os seus negócios”, avaliou o dirigente do Sindpan.
E o presidente da Rede Pão, Júnior Dantas, frisou, por sua vez, que as portas abertas da FIEC tem viabilizado o progresso e a união daqueles que fazem parte do setor produtivo cearense. Ele frisou também, que, na panificação cearense, os empresários estão unidos em prol de conquistas para o coletivo. “A gente vem desenvolvendo um trabalho para cada vez mais conseguirmos melhores negócios, fechar boas parcerias junto às 55 padarias da nossa rede. Cada vez estamos crescendo mais, com trabalho árduo de toda a equipe,” pontuou o empresário Dantas.
* Rede Pão – A Feira
Com foco em novas oportunidades de negócio, a Feira Rede Pão agrega empresários de padarias do estado, empresas fornecedoras de equipamentos e palestrantes especialistas na área de panificação. E tem mais: tudo na intenção de fomentar o networking e a busca por conhecimentos, inovação e tecnologia voltada ao setor de panificação do Ceará.
O presidente do Sindpan comentou que esse ano a feira cresceu muito. “Antigamente tínhamos apenas estandes de insumos. Hoje dispomos também de exposição de maquinários, o que é muito importante, visto que no Ceará não é produzido esse tipo de equipamento, como forno de padaria. São coisas que precisamos sair do estado para comprar. Então, eles vindo para cá, facilita a compra desses incrementos importantes para melhorar as estruturas das nossas padarias, a qualidade do produto, a produtividade”, pontuou Alex Martins.
Em 2024, a Feira Rede Pão teve estandes do Grupo J. Macêdo, Grande Moinho Cearense, Arrais & Costa, M. Melo, Franco Bachot, Europan, Reemaq, Bunge, Ferneto, Ramalhos Brasil, Tijuca Alimentos, Rigel, Mtech, Tecnoweb, Urbanotec, Open Quality, Granja Regina, São Geraldo, São Braz e Dicpan. E esteve presente também com exposições das casas IEL, SENAI e SESI que integram o Sistema FIEC.
- As imagens exibidas nesta matéria são de autoria do fotógrafo George Lucas/Fiec.