A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

Fenacce abre 5ª edição valorizando a união para o desenvolvimento do setor

“Iniciamos este projeto em 2019 com o sonho de impulsionar o setor do artesanato, promovendo a economia criativa que gira em torno dos artesãos e artesãs, que são fonte de sabedoria e técnicas preciosas” lembrou Stella Pavan, ortganizadora da Fenacce e Presidente do Sindieventos, no momento em que discursava durante a solenidade de abertura da 5ª edição da Feira Nacional do Artesanato e Cultura do Ceará, ocorrida na noite da última terça-feira (26.09), no Centro de Eventos do Ceará.

Stela aproveitou a sua fala para passar um dado importante: “Hoje estamos com mais de 1.500 artesãos (ãs) de todos os 27 estados brasileiros, além de 320 expositores, representando uma das maiores feiras do segmento do Brasil”, ressaltou a comandante do Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará, destacando ainda, a importância de valorizar o trabalho dos artesãos do Brasil, bem como, a união de todos os parceiros para a realização do evento.

O Governador do Ceará, Elmano de Freitas, foi representado pela Secretária de Proteção Social (SPS), Onélia Santana, que destacou o crescimento do setor e alcance do artesanato nos últimos anos, por meio das ações e projetos feitos pela CeArt. “Passos importantes como a instalação da Casa do Artesão, um local na capital onde o artesão do interior do Estado se hospeda; a implantação do Selo CeArt, que garante a autenticidade do produto e faz com que possa exportar; a criação de seis lojas no Ceará, seja em shopping, aeroporto, online; investimento em formação e design dos produtos; reforma da CeArt, entre outros. Conquistas estas que seguem em continuidade com o governador Elmano de Freitas, que apoia e traz os artesãos para momentos como a Fenacce”, enfatizou.

Já a primeira-dama do Estado do Ceará, Lia Freitas, frisou a necessidade de enaltecer os Mestres da Cultura, guardiões da cultura do Ceará e do Brasil. “Quero registrar a importância que a gente tem que dar para esses homens e mulheres que representam o patrimônio cultural de cada Estado. Aqui no Ceará, nós valorizamos esses mestres que também estão presentes na feira com várias técnicas como xilogravura, as rendas, areia colorida, o barro, entre outras”, enumerou, fazendo também o convite para a participação do público durante todos os dias do evento, que segue até o domingo, 1º de outubro.

Integraram ainda, a lista de personalidades presentes na abertura, a ex-primeira-dama, Renata Jereissati,  a primeira-dama da Paraíba, Ana Maria Lins, a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, a superintendente do Banco do Nordeste no Ceará, Eliane Brasil, o superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo, o superintendente do Shopping Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, o vice-presidente da Fecomércio Ceará, Cid Alves, o director da A&M e um dos organizadores da Fenacce, André Pavan, como também, representantes do Governo do Estado, da Prefeitura Municipal de Fortaleza, Sistema Fecomércio e do Programa do Artesanato Brasileiro chamado PAB.

A Programação

A Fenacce que tem em sua organização, o apoio de Alda Iodes e Kátia Mamede, está recheada de novidades, a exemplo de palestras, oficinas e ainda, atrações como o Grupo Raízes Nordestinas, e o show do cantor e sanfoneiro cearense Waldonys que ilustraram o primeiro dia do evento. A Fenacce contará ainda, com apresentações do músico Nonato Lima e do cantor e compositor carioca Jorge Vercillo. A direção de palco está a cargo do produtor artístico André Lebre. Mais informações sobre a programação pode ser conferida pelo Instagram: @fenacce.

O lado solidário da Fenacce

O evento tem entrada solidária, mediante a entrega de 2kg de alimentos e o estacionamento é gratuito. A intenção da Fenacce é fomentar o artesanato e a cultura com atividades de economia colaborativa. Os alimentos arrecadados durante o evento serão doados para programas sociais existentes no Ceará.

Serviço:

Feira Nacional de Artesanato e Cultura no Ceará (Fenacce)
Período: 26 de setembro a 1º de outubro de 2023
Funcionamento: dias 27, 28 e 29/09, das 14h às 22h; 30/09 de 10h às 22h; e 1º de outubro, de 10h às 20h.
Entrada Solidária: Doação de 2 kg de alimentos
Local: Centro de Eventos do Ceará
Av. Washington Soares, 999
Bairro: Edson Queiroz – Fortaleza (CE)

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir