
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) anunciou o plano operacional para reforçar a segurança durante os feriados da Semana Santa e Tiradentes. As ações terão início às 6h desta quinta-feira (17) e seguirão até as 6h da próxima terça-feira (22), com o envolvimento de mais de 6 mil profissionais em todas as Áreas Integradas de Segurança (AISs) do Estado.
O plano foi apresentado em coletiva no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza, e é coordenado pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol/SSPDS), com base em dados da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) e da Coordenadoria de Inteligência (Coin).
Polícia Militar
A Polícia Militar contará com cerca de 5.407 agentes atuando diariamente em patrulhamentos ostensivos e especializados, incluindo ações em rodovias com o apoio de 460 policiais do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE). Serão utilizadas 37 viaturas, 84 motocicletas e 16 guinchos, além de 26 postos fixos de fiscalização.
Polícia Civil
A Polícia Civil mobilizará 240 agentes por dia, com delegacias em regime de plantão em Fortaleza, Região Metropolitana e interior, além de unidades especializadas como a Delegacia de Polícia Civil de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Delegacia de Polícia Civil do Aeroporto (Daer), Delegacia de Polícia Civil de Capturas e Polinter (Decap), 1ª Delegacia de Polícia Civil de Defesa da Mulher de Fortaleza (DDM) e Delegacia de Polícia Civil da Criança e do Adolescente (DCA) e o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP). A atuação será reforçada pela Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e pelo Departamento de Inteligência Policial (DIP).
Corpo de Bombeiros
O Corpo de Bombeiros contará com 286 militares distribuídos em 67 localidades, com suporte de sete equipes de mergulho, quatro de vistoria técnica, cães de busca e Defesa Civil. A corporação manterá ainda 72 postos de guarda-vidas e distribuirá pulseiras de identificação para crianças em áreas com grande movimentação.
Perícia Forense
A Perícia Forense do Estado (Pefoce) atuará em dez núcleos no interior e na capital, com efetivo estimado em 107 servidores por dia. Também integrarão as operações profissionais da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), com cinco aeronaves distribuídas nas bases de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte e Crateús.
O objetivo das ações é garantir a segurança da população, prevenir acidentes e reduzir delitos durante o período de maior circulação nas cidades e nas estradas do Ceará.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC