PUBLICIDADE

Férias registram aumento de 50% em colisões no trânsito

Durante as festas de fim de ano e férias, o volume de tráfego nas rodovias brasileiras aumenta, o que resulta em uma elevação no número de acidentes de trânsito. Com isso, tais casos resultam numa maior pressão sobre o sistema de saúde, especialmente nas emergências ortopédicas, já que muitos dos feridos apresentam fraturas graves e danos na coluna vertebral, que frequentemente exigem cirurgia e longos períodos de recuperação.

Os fatores que mais contribuem para esses acidentes são a ingestão de álcool, a imprudência de motoristas e a alta velocidade. Tais comportamentos, no entanto, podem ser amenizados com estratégias preventivas e uma maior conscientização pública. “Além de sobrecarregar hospitais e profissionais, esses acidentes têm efeitos duradouros sobre a vida das vítimas, muitas vezes comprometendo sua mobilidade e independência”, explica o Dr. Leonardo Drumond, presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Ceará (COOMTOCE).

Férias e fim de ano registram aumento de 50% em colisões no trânsito
Foto: Divulgação

Medidas de Prevenção

Os especialistas sugerem que atitudes simples podem diminuir as estatísticas de acidentes. O uso obrigatório do cinto de segurança, manter uma distância segura entre os veículos e respeitar os limites de velocidade são algumas das principais recomendações.

Outro ponto fundamental é a melhoria da infraestrutura rodoviária. A implementação de sinalização adequada, a manutenção constante das estradas e uma fiscalização são medidas que ajudam a tornar as viagens mais seguras.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir