PUBLICIDADE

Ferramenta do IFCE integra IA e dados ambientais para prevenir focos de incêndio

Desenvolvido no laboratório de informática do Instituto Federal do Ceará (IFCE), campus Caucaia, um novo sistema criado por estudantes promete aprimorar a prevenção e o monitoramento de incêndios em vegetação. A tecnologia utiliza inteligência artificial para antecipar, identificar e acompanhar focos de calor, além de observar áreas suscetíveis ao desmatamento.

De acordo com o diretor do campus, Jarbas Rocha Martins, a iniciativa tem como objetivo aplicar soluções baseadas em inteligência artificial para atender a demandas do município e de diferentes setores da sociedade. Com o nome de Eco Brasil, o projeto reúne duas linhas principais de atuação.

Ferramenta do IFCE integra IA e dados ambientais para prevenir focos de incêndio
Foto: Divulgação/CBMCE

A primeira envolve a previsão de incêndios por meio da análise de temperatura, umidade e velocidade dos ventos, fatores que indicam risco elevado de ignição e permitem ações antecipadas por equipes de combate. Já a segunda linha é voltada ao monitoramento contínuo de áreas ambientais sensíveis. O sistema acompanha parques, reservas e terras indígenas, e emite alertas automáticos quando há indícios de desmatamento.

Segundo o estudante e pesquisador Rondney Oliveira, o desenvolvimento da ferramenta baseia-se em cálculos, estatísticas e diversas bibliotecas de Python, resultando em um código voltado à geração de previsões. “A gente faz uma análise, um treinamento em si com a IA sobre mostrar os focos possíveis e dependentes da região, o Cerrado, o Amazonas, o Pantanal, e exatamente isso, mostrar esses focos”, explicou outro membro da equipe, Gabriel Cordeiro.

A apresentação do Eco Brasil ocorrerá diante de uma banca composta por representantes da Universidade de São Paulo (USP), de uma empresa de tecnologia e de um laboratório da área. Caso receba premiação, o projeto poderá avançar para o desenvolvimento de startups e futura aplicação prática.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir