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Ferrovia Transnordestina: quase duas décadas marcadas por atrasos e promessas

No último dia 05 de abril o presidente Lula veio ao Ceará com o objetivo de vistoriar as obras da Ferrovia Transnordestina. O projeto foi iniciado em 2006, no último ano do primeiro mandato de Lula, que à época esteve no município de Missão Velha, no Cariri, anunciar o início da obra. Orçada inicialmente em R$ 4,5 bilhões e com previsão de entrega em 2010,  quase duas décadas depois a obra continua marcada por atrasos e aumento no valor estimado inicialmente. Mais uma vez o atraso se dá por conta da  falta de repasses do Governo Federal, que não destinou r$ 1 bilhão que seria necessário para a contratação dos próximos trechos da linha férrea. O projeto atualmente está orçado em r$ 15,7 bilhões, quase quatro vezes o valor previsto inicialmente.

Na visita de lula em abril foi anunciado que a contratação da empresa para a construção do trecho 06, entre Quixeramobim e Quixadá, aconteceria ainda naquele mês. A promessa não foi cumprida e a contratação não saiu do papel. A possibilidade é que se concretize somente no segundo semestre deste ano. Para isso é necessário a liberação de R$ 3,6 bilhões, montante previsto para ser executado até 2027.

De acordo com o presidente Lula, a Transnordestina simboliza uma importante obra para o desenvolvimento econômico do Ceará - (Foto: Reprodução/Governo Federal)
De acordo com o presidente Lula, a Transnordestina simboliza uma importante obra para o desenvolvimento econômico do Ceará – (Foto: Reprodução/Governo Federal)

O trecho inicial para execução do projeto era de 1.753 quilômetros, mas agora o percurso deve ser de 1.206 quilômetros até 2029. Quando estiver concluída, deve beneficiar cerca de 80 municípios do Ceará, Piauí e Pernambuco. A ferrovia será crucial para o escoamento da produção agrícola, minérios e combustíveis aos portos do Pecém (CE)  e Suape (PE), os maiores do Nordeste.

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