A cidade de Canindé realiza até o dia 4 de outubro, a tradicional Festa de São Francisco das Chagas, com o tema “São Francisco nos ensina a evangelizar em fraternidade”, o festejo traz devoção, reflexão e celebração. A estimativa de público ao longo dos dias é de receber 1,5 milhão de pessoas.
Durante os dez dias a cidade se transforma em um ponto de encontro para os devotos que viajam em busca de renovar a sua fé e agradecer as graças alcançadas. Muitas pessoas comparecem ao local caracterizados, utilizando a batina marrom, semelhante à que São Francisco vestia.
Os festejos de São Francisco são o carro chefe da economia e do turismo municipal, gerando movimentação na cidade até o final do ano. De acordo com a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, as pousadas e meios de hospedagem disponíveis na cidade alcançam lotação máxima durante as festividades.
“O turismo religioso em Canindé desempenha um papel vital não apenas no fortalecimento da identidade espiritual da região, mas também ao impulsionar a economia local e promover a diversidade cultural do Ceará”, destaca Yrwana.
Canindé se destaca como uma das principais referências do turismo religioso do Ceará. São Francisco é o principal motivo dos viajantes irem à cidade. Ao longo do ano, o comércio se prepara para receber os milhares de devotos e fornecer artigos religiosos e produtos que mais movimentam o varejo.
Entre as atrações da cidade, está um dos pontos turísticos mais famosos, a estátua de São Francisco. O monumento está localizado no alto do Moinho, parte mais elevada que pode ser vista de qualquer ponto da cidade e região próxima e possui 30,5 metros de altura e é uma das mais altas do país.