PUBLICIDADE

Festival Internacional de Circo do Ceará chega à 11ª edição com programação gratuita

O Festival Internacional de Circo do Ceará (FICC) chega à sua 11ª edição entre os dias 31 de outubro e 15 de novembro, levando espetáculos, números e oficinas a cinco municípios do Estado: Fortaleza, Aquiraz, Paracuru, Itapipoca e Aracati, este último com atividades na praia de Canoa Quebrada. Toda a programação é gratuita e voltada ao público de todas as idades.

Nesta edição, o festival reúne cerca de 100 artistas em mais de 40 apresentações. O FICC contará com atrações do Brasil e de outros seis países: Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Espanha e Uruguai. Do território nacional, participam grupos e companhias de Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Sul, Amazonas e Ceará, este último com representantes de Aquiraz, Aracati, Camocim, Eusébio, Fortaleza, Itapipoca, Maracanaú, Paracuru e Quixeramobim.

Fortaleza

As primeiras apresentações acontecem em Fortaleza, nos dias 31 de outubro e 3 de novembro, com atividades no Centro Cultural Belchior (CCBel), Instituto Cearense de Educação de Surdos (ICES) e Escola Pública de Circo da Vila das Artes.

Festival Internacional de Circo do Ceará chega à 11ª edição com programação gratuita
Na foto, Trupe Mulheres Esperança Garcia (Foto: @luizalvesartefoto)

A abertura será no dia 31 de outubro, às 19h, no CCBel, com os espetáculos “Marias da Terra: As Palhaças Agricultoras” (Trupe Mulheres Esperança Garcia – PI) e “Indomito” (Estúpida Compañía – ARG/URU), inspirado no estilo clássico do antigo “circo freak”.

Já no dia 3 de novembro, a artista surda Lyvia Cruz (CE) apresenta “A Palhaça Surda Mara: o corpo da mulher”, um espetáculo inteiramente em Libras, com tradução reversa para o público ouvinte. As apresentações ocorrem às 9h, no ICES, e às 19h, na Vila das Artes.

Neste mesmo dia, o público poderá assistir ainda aos espetáculos “Palhaçarabia” (Cia Lamparim de Circo e Teatro – Quixeramobim/CE), “Enodarte” (Coletivo Quintal – Fortaleza/CE) e “Solstício” (Jean Winder – AM).

Aquiraz

Nos dias 1º e 2 de novembro, o FICC desembarca em Aquiraz, com apresentações a partir das 18h na Praça da Cultura. O público poderá conferir produções como “Mãeternidades” (Stela Rosa – Fortaleza/CE), “Excêntricos: Um casal fora do comum” (Balagan Circus – ARG/URU), “Ludomira Silva em: Eu não aguento mais sopa!” (Maruska Ribeiro – Fortaleza/CE) e “Lino Rocha – O atirador de facas” (Circo Marlyn – Fortaleza/CE).

Festival Internacional de Circo do Ceará chega à 11ª edição com programação gratuita
Na foto, Alegria_o_palhaço. (Foto: Divulgação)

Artistas locais também integram a programação, entre eles o Grupo Catabum, Palhaço Tutu e Alegria_o_palhaço.

Paracuru

Na semana seguinte, o festival segue para Paracuru, com atividades nos dias 5 e 6 de novembro, às 19h, no Anfiteatro da Praça do Farol. A tradicional Charanga do Festival, comandada pela Banda de Música Mestre Pixuna, abre a programação.

Entre as atrações estão “Rapsódia Negra” (Caterina Stefanoff – Argentina), “Cordas Indianas” (Ingrid Bogotá – Colômbia) e “Duo Fiti & Paldi: Amor e Comédia” (Chile/CE), que mescla circo tradicional, comédia e acrobacias.

Itapipoca

Na sexta-feira (07/11), às 19h, o público poderá assistir ao espetáculo “Circo Metamorfose” (Cia Epidemia de Bonecos – Fortaleza/CE), na Casa de Teatro Dona Zefinha. A produção homenageia os irmãos de Itapipoca que inspiraram o grupo.

Festival Internacional de Circo do Ceará chega à 11ª edição com programação gratuita
Na foto, Cia Epidemia de Bonecos. (Foto: Divulgação)

No sábado (08/11), às 20h, a Praça da Matriz será o palco das atrações “O Encontro da Tempestade e a Guerra” (Circo Experimental Negro – PE) e “Circo da Trupe Graviola” (COL). Ambas combinam dança, acrobacias, palhaçaria e influências da cultura afro-brasileira.

Aracati

O encerramento da 11ª edição acontece nos dias 14 e 15 de novembro, às 19h, no Circo Escola Canoa Criança, em Canoa Quebrada. Entre os destaques estão “Um Salto Quase Mortal” (Coletivo FusCirco – Fortaleza/CE) e a apresentação da companhia Circus Family on the Road (Espanha), formada por uma família de artistas que viaja o mundo em um motorhome com espetáculos de circo, música e humor.

Festival Internacional de Circo do Ceará chega à 11ª edição com programação gratuita
Na foto, Circus Family on the Road (Foto: Divulgação/FICC)

Formação e Intercâmbio Cultural

Além dos espetáculos, o FICC promove ações de formação e intercâmbio cultural, como o FICC em Rede, o Programa de Formação Luz no Picadeiro e o Lona Aberta. As iniciativas pretendem democratizar o acesso à cultura e formar novos públicos.

O Programa Lona Aberta destaca os circos tradicionais, oferecendo programações gratuitas em cinco lonas de comunidades locais. O intuito é unir os artistas ao público.

Serviço

Data: De 31 de outubro a 15 de novembro

Local: Fortaleza, Aquiraz, Paracuru, Itapipoca e Aracati

Contatos: (85) 98850-0006 | (85) 99904-8082 | festivaldecircoceara@gmail.com

Informações no site ou no Instagram

Toda a programação é gratuita.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir