PUBLICIDADE

Festival Vaia leva tradição circense a municípios cearenses até janeiro

O Festival Vaia retorna em 2025 com o tema “Um Picadeiro de Tradições”. A nova edição ocorrerá entre dezembro deste ano e janeiro de 2026 com atividades previstas nas cidades de Fortaleza, Pindoretama, Aquiraz e Cascavel.

A programação é gratuita e prevê apresentações de palhaços em espaços abertos, oficinas em escolas, encontros de saberes com mestres e comunidades tradicionais. No período, também haverá um workshop voltado à gestão no campo circense, ministrado por profissionais da área.

Programação

O cronograma tem início em 15 de dezembro, em Aquiraz, com o espetáculo “Show de Variedades”, apresentado pelo K’Os Coletivo, seguido de uma oficina formativa ministrada pelo próprio grupo. As atividades serão realizadas na EEMTI Francisco Nailton Cavalcante de Lima.

Festival Vaia leva tradição circense a municípios cearenses até janeiro
Grupo Desequilibradoz é um dos participantes do festival. (Foto: Freddy Costa)

No dia 16 de dezembro, às 15h, ocorre a abertura oficial na Praça do Ferreira, em Fortaleza, em frente ao Cineteatro São Luiz. A tarde contará com números de palhaçaria apresentados pelos grupos Circus Family on The Road (Espanha) e Desequilibradoz (Maracanaú), além de concursos de melhor vaia e melhor piada. A ação assegura participação de pessoas com deficiência intelectual e múltiplas, síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A agenda prossegue em 17 de dezembro, às 14h, quando o K’Os Coletivo leva o espetáculo “Circo do K’Os – Os Clássicos da Palhaçaria” à Comunidade Indígena Jenipapo-Kanindé, na Lagoa da Encantada, também em Aquiraz. Em 19 de dezembro, estão previstas duas sessões do espetáculo “Show de Variedades”, às 9h30 e 13h30, no CEM Professora Maria Ester da Costa Silva, em Cascavel. As apresentações serão acompanhadas de um workshop com duração de uma hora/aula.

No início de 2026, o festival continua com encontros de Troca de Saberes no espaço do Circo do Mestre Pimenta, reunindo o Mestre da Cultura Palhaço Pimenta e grupos participantes. Outra edição da atividade será realizada com mestres ou coletivos tradicionais de Cascavel. Está prevista ainda uma formação em Gestão e Produção para artistas e grupos, com três horas/aula em local a ser definido.

Festival Vaia leva tradição circense a municípios cearenses até janeiro
(Foto: Freddy Costa)

Também ocorrerão apresentações noturnas no formato Varieté em Pindoretama e Cascavel, além do tradicional Bloco Vaia, que percorrerá as ruas antes de uma Varieté especial na Praia do Iguape, em Aquiraz. As apresentações noturnas na praia contarão com grupos convidados e artistas locais. As datas dessas ações serão divulgadas em breve.

Ações formativas

Durante todo o mês de janeiro, seguem as atividades educativas em escolas e instituições, combinadas com programações noturnas em praças e espaços públicos das quatro cidades envolvidas. Os momentos de Troca de Saberes reúnem artistas, mestres da cultura e comunidades, estimulando o intercâmbio de práticas e narrativas e fortalecendo o patrimônio imaterial cearense.

Entre as formações previstas, o destaque vai para um workshop dedicado à gestão no universo do circo, que aborda planejamento, sustentabilidade e organização da atividade artística. O intuito é oferecer ferramentas de profissionalização para grupos e coletivos.

Serviço

Período: dezembro de 2025 a janeiro de 2026

Abertura oficial: 16 de dezembro de 2025

Local: Praça do Ferreira (R. Floriano Peixoto, Centro – Fortaleza)

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir