Maranguape completa 174 anos de emancipação política com o Festival Viva Maranguape, que oferece quatro dias de programação gratuita reunindo cultura, esporte, gastronomia e moda. As atividades acontecem em diversos pontos da cidade, com destaque para a Praça da Liberdade e a Praça Joaquim Távora, no Centro, e têm como objetivo valorizar a criatividade e o talento local.
A agenda começa na sexta-feira, 14 de novembro, com a inauguração da nova sede da Secretaria de Agricultura (Seagri), às 9h, seguida da reinauguração do teatro da Sociedade Artística de Maranguape, às 16h. Às 18h, o Festival Internacional do Folclore abre oficialmente a programação com apresentações de dança e música de diferentes regiões. No mesmo dia, inicia o Open Maranguape: Os Espartanos 2025, maior campeonato de fisiculturismo do país, com 95 categorias masculinas e femininas, que acontecem no Estação Cidadania de Maranguape.

No sábado, 15 de novembro, a programação inclui:
- 8h: Prefeitura com o Povo, aproximando serviços da população
- 9h às 22h: Continuação do Open Maranguape – Os Espartanos 2025
- 16h: 4ª edição do MAF – Moda Artesania Festival, reunindo empreendedores e estilistas locais
- 17h30: Festival do Espetinho
- 18h: Festival Internacional do Folclore
- 20h: Desfiles e coleções autorais no MAF
No domingo, 16 de novembro:
- 6h: Treinão, incentivando hábitos saudáveis
- 16h: Retorno do MAF
- 17h30: Festival do Espetinho
- 19h: Missa pelos 174 anos de Maranguape
- 20h: Festival da Moda com apresentações culturais
- As atividades encerram na segunda-feira, 17 de novembro, com:
- 0h: Festival de Observação Astronômica
- 8h: Reinauguração da Praça da Bíblia
- 17h: FESTEEN, com apresentações de talentos de escolas públicas
- 20h: Passeio ciclístico “Segunda Diferente”
“Cada atividade da nossa programação foi pensada para celebrar Maranguape de forma plural, valorizando quem faz o município acontecer, do agricultor ao artista, do estudante ao empreendedor. Este é um momento de reconhecer nossa história e, ao mesmo tempo, reafirmar o compromisso com um futuro de mais oportunidades, cultura e qualidade de vida”, afirma o prefeito Átila Câmara.
Com atrações que estimulam a participação popular e fortalecem o sentimento de pertencimento, o Festival Viva Maranguape reforça a cidade como referência de cultura, criatividade e desenvolvimento no Ceará.


