Em sua célebre comemoração do Dia da Indústria, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará fez a entrega da Medalha do Mérito Industrial da FIEC e da Medalha da Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Industriais, empresários, políticos e personalidades do Estado e do país prestigiaram a solenidade que aconteceu na noite desta quinta-feira (09.05), no La Maison Coliseum, na capital cearense.
Além dos homenageados estiveram presentes no palco ao lado do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, o Governador do Estado do Ceará, Elmano de Freitas; a Vice-Governadora do Ceará, Jade Romero; o Vice-Prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, deputado estadual Evandro Leitão; o Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Queiroz; e o Presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara.
Receberam a condecoração, sete importantes nomes do cenário industrial cearense e nacional, nomeados em 2023 e 2024. Os vencedores do ano passado foram: Aline Telles Chaves, Cristiano Peixoto Maia e Roberto Pessoa, que integraram o rol de agraciados com a Medalha do Mérito Industrial da FIEC, juntamente com Mário Araripe, Deusmar Queirós e Lourival Tavares. Eles receberam a maior premiação da indústria do Ceará, Já a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI relativa ao ano de 2024 ficou para Ricardo Steinbruch.
Todos os homenageados que são referências em seus respectivos segmentos, têm histórias de sucesso na indústria. Eles contribuem e muito ao longo de suas trajetórias, para o crescimento e desenvolvimento do Estado do Ceará e do Brasil. Eis aqui o motivo de serem agraciados com a referida honraria.
“Em tempos de transformações tão intensas, poder contar com uma indústria forte, inovadora, e consciente do seu papel na sociedade, contribui para elevar o nosso otimismo em relação ao futuro” foi assim que o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, iniciou o seu discurso na solenidade que é muito representativa para aqueles que movem a indústria como bem atesta a FIEC.
Cavalcante também enfatizou: “somos o setor produtivo com maior capilaridade no tecido socioeconômico. O resultado do nosso esforço criativo e da nossa capacidade de trabalho, se faz presente em todos os espaços onde há interação humana”, pontuou.
O presidente da Federação das Indústrias do Ceará, ainda frisou durante o evento que desde os primeiros passos que damos, todas as nossas experiências de vida têm a marca da indústria. “Estamos na alimentação, na educação, na saúde, no lazer, no vestir, no ir e vir cotidiano das pessoas”, mencionou Ricardo Cavalcante.
“Em nossas unidades fabris, geramos centenas de milhares de empregos de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas”, lembrou também, Cavalcante revelando números do setor para o seleto público de convidados.
“Dados da CNI demonstram que o nosso setor é responsável direto por 21,2% de todos os empregos formais gerados no país; participa com 25,5% do PIB nacional; contribui com 34,8% da arrecadação de tributos federais; e responde por 66% das exportações de bens, e serviços do Brasil. Sai da indústria, 66,8 % de todo o investimento empresarial brasileiro em pesquisa e desenvolvimento”, informou ainda Ricardo Cavalcante em seu pronunciamento.
O industrial aproveitou também a presença do gestor estadual pra dizer: “Governador Elmano de Freitas, no Ceará não é diferente. Números do Observatório da Indústria da FIEC nos mostram que o setor industrial cearense responde por 20,5% do PIB estadual. A nossa indústria participa com 23% de toda a arrecadação de ICMS, e com 84% das exportações do estado.
Dados do mês de março deste ano do Ministério do Trabalho mostram que 350.069 trabalhadores atuam nas 14.300 micro, pequenas, médias e grandes indústrias cearenses, produzindo riqueza e melhorando a qualidade de vida das famílias cearenses.
“Fico muito honrado em poder estar nesse momento em uma festa tão bonita, que homenageia pessoas que dedicam sua vida a fazer esse estado crescer, se desenvolver, gerar oportunidades de emprego e renda para o nosso povo”, mencionou Elmano de Freitas ao fazer uso da palavra durante a celebração.
Os Homenageados
Medalha do Mérito Industrial 2023
Aline Telles Chaves – Presidente do Grupo Telles
Com mais de 25 anos de carreira dedicados ao crescimento e inovação das empresas do grupo, Aline Telles é Mestre em Administração pela Fundação Dom Cabral e Marketing pela Unifor. Ela está à frente do Grupo Telles que é composto por sete empresas em diversos segmentos como: Naturágua água mineral, Yplastic, Santelisa Embalagens, Agropaulo, Ceará Mirim, Ypetro e iPark Complexo Turístico. A executiva tem expertise em planejamento estratégico, gestão dos negócios, projetos de inovação e sustentabilidade, além de contribuir para o crescimento contínuo do Grupo Telles, considerada a mais antiga empresa familiar do Brasil.
Cristiano Maia – Presidente do Grupo Samaria
Um empreendedor visionário, Cristiano Maia atua como engenheiro, construtor de estradas, criador de cavalos, agricultor, pecuarista e o maior carcinicultor do Brasil. Como comandante do Grupo Samaria, o industrial lidera um conglomerado de empresas que opera em várias áreas nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. O seu empenho com a sustentabilidade e inovação o coloca como um líder na seara empresarial brasileira.
Roberto Pessoa – Prefeito de Maracanaú/Presidente e Fundador da Emape
Cearense de Fortaleza, Roberto Pessoa é um político e empresário brasileiro com gradução em economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e técnico em contabilidade pela Fênix Caixeral. Ele se destacou em congressos brasileiros e latino-americanos,
O gestor municipal entrou na vida pública como deputado estadual em 1990, quando obteve a terceira maior votação à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A partir desse ano, o político construiu uma trajetória de vitórias. Passados três anos, em 1994, disputou seu primeiro mandato de deputado federal, chegando a ser o sexto mais votado. Com votações sempre ascendentes, Roberto reelegeu-se em 1998 e em 2002, interrompendo seu mandato para assumir a Prefeitura de Maracanaú, em 2004. Ele foi reeleito em 2008 e 2020.
Quanto às atividades sindicais, representativas de classe e associativas, Roberto Pessoa foi diretor da FIEC, Sindicato de Rações Balanceadas, Federação da Agricultura, Sindicato Rural de Tianguá, presidente da Associação Cearense de Avicultura, da Associação Nordestina de Avicultura e da União Brasileira de Avicultura, com um detalhe: o único nordestino a presidir a entidade até hoje.
O industrial Roberto Pessoa é autor dos livros: “A Volta do Algodão”, “Uma Questão de Justiça Social” e “Ideias & Opiniões”, que reúne mais de 200 artigos publicados por vários órgãos de imprensa.
Medalha do Mérito Industrial 2024
Mário Araripe – Sócio e Fundador da Casa dos Ventos
Formado em Engenharia Mecânica-Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com curso de extensão pela Harvard Business School (EUA), Mário Araripe investiu no ano de 1997, na fabricante brasileira de veículos Troller, tornando-se o controlador da marca que foi vendida para a Ford em 2006.
Hoje, sócio-fundador da Casa dos Ventos, Araripe é a maior referência em energia renovável no Brasil. O empresário é responsável por 1/4 de todos os projetos eólicos, além de ser protagonista da transição energética que acelerará a reindustrialização do país.
Ele criou a companhia no ano de 2007, como uma desenvolvedora de projetos de geração de energia eólica e, depois de 15 anos de trajetória, a empresa se consolidou como líder no mercado, atuando de forma verticalmente integrada em todos os segmentos de energia renovável: desenvolvimento, geração, operação e manutenção, comercialização e plataforma de soluções customizadas para acelerar a jornada da descarbonização de empresas de diferentes setores da economia.
Hoje, a Casa dos Ventos possui 3,1 GW de projetos em operação e mais de 30 GW de projetos em desenvolvimento, que equivale ao maior portfólio de renováveis do país. Além do setor de energia, Araripe também conta com passagens exitosas nos setores: têxtil, construção civil, financeiro e imobiliário.
Deusmar Queirós – Fundador da Pague Menos
Nascido em 1947 no município de Amontada, o empreendedor cearense Deusmar Queirós inicou sua jornada aos oito anos na Mercearia Santo Antônio, além de ter se destacado-se desde cedo pelo espírito empreendedor.
O empresário formado em Economia pela UFC, ampliou seus conhecimentos nos EUA. Ele atuou como coordenador do curso de Economia na Unifor e a partir de 1971 teve sucesso no mercado financeiro. Deusmar Montou a Diretoria de Operações da Bolsa de Valores do Ceará e fundou a PAX Corretora de Valores, em 1977.
Já no ano de 1981, inaugurou as Farmácias Pague Menos em Fortaleza, transformando-a numa gigante nacional com mais de 26 mil colaboradores e 1.650 pontos de venda, sendo a única varejista presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Lourival Tavares – Presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção
Um empresário dedicado à promoção da sustentabilidade, Lourival Assunção Tavares, presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção acumula cinco décadas de foco na fabricação sustentável de cerâmicas vermelhas no referido Grupo.
Além de gerenciar um variado portfólio de produtos, Lourival destaca-se pela ênfase no meio ambiente e na redução de resíduos em obras. O reconhecimento do Instituto Chico Mendes, manifestado por dois troféus, mostra a excelência do Grupo Tavares nesse compromisso ambiental, consolidando a liderança de Lourival Assunção como um empresário comprometido com um futuro sustentável.
Medalha da Ordem do Mérito Industrial 2024 (CNI)
Ricardo Steinbruch – Presidente do Conselho de Administração da Vicunha e atual Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT)
Bacharel em Administração pela Fundação Getúlio Vargas, Ricardo Steinbruch é uma figura de destaque na Indústria Têxtil, com mais de 40 anos de experiência. Ele atua como Presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil, e desempenhou papéis-chaves em órgãos como CSN e Banco Fibra. Além de seu compromisso com o setor, Steinbruch contribui ativamente para causas culturais, sendo Patrono do Masp e Museu Reina Sofia, e membro de conselhos de instituições como ICESP e Pinacoteca. O legado de Steinbruch é marcado por liderança empresarial visionária e engajamento em iniciativas culturais.
Depoimentos
“A empresa traz dignidade, gera riqueza e é capaz de inspirar pessoas e mudar realidades. […] Tenho muito orgulho de ser empresária e de liderar um grupo empresarial com colaboradores fiéis”.
Aline Telles Chaves
“É uma noite de gratidão. Só quero agradecer à FIEC por me oferecer essa Medalha. Agradeço à minha esposa, minha companheira de todas as horas, e aos meus filhos, que estão no negócio, nos ajudando a fazer as empresas crescerem. Agradeço também aos meus netos, a próxima geração dos negócios, e aos nossos colaboradores, com quem temos uma ótima relação”.
Cristiano Maia Peixoto.
“Muito obrigado a Deus, à minha família, ao meu setor de avicultura, e ao meu sindicato de rações, do qual fui fundador”.
Roberto Pessoa
“Agradeço ao Ricardo Cavalcante pelo brilhantismo do evento e agradeço pela homenagem da noite. Se eu já achava que Deus era brasileiro, agora eu tenho certeza que ele é cearense. […] O estado passa por uma transição energética violenta, e o Ceará é um estado privilegiado. Temos o melhor sol, o melhor vento”.
Mário Araripe
“Se eu tenho que falar hoje de algo é de gratidão, que é a palavra que mais traduz esse momento para quem está aqui em cima sendo homenageado. Eu me sinto privilegiado”.
Deusmar Queirós
“A minha palavra é o agradecimento, a Deus, primeiramente, pela oportunidade de aos 79 anos estar aqui. Aos meus irmãos, com quem construí o negócio, à minha mulher, que é especial, e aos meus filhos. […] Quero dividir também essa medalha com nossos colaboradores, nossos companheiros que trabalham comigo. Nós somos uma grande família”.
Lourival Tavares
“Estou imensamente orgulhoso e feliz por receber esta homenagem da CNI, realizada pela FIEC. Agradeço a todos os envolvidos que contribuem para o crescimento da indústria em nosso estado, especialmente na geração de empregos. Meu desejo é que o Ceará continue prosperando e se desenvolvendo”.
Ricardo Steinbruch.
> Com informações do Site: www1.sfiec.org.br
> Créditos das fotos: Comunicação FIEC – George Lucas / Laura Guerreiro.