PUBLICIDADE

FIEC e Consórcio Santa Quitéria apresentam avanços no projeto mineroindustrial

Nesta terça-feira (21), o Presidente das Insdústrias do Estado do Ceará (FIEC) se reuniu com a comitiva do Consórcio Santa Quitéria, formada por representantes das empresas Galvani Fertilizantes e Indústrias Nucleares do Brasil (INB).

Foto: Reprodução

Durante o evento, foi apresentada a versão mais recente do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Santa Quitéria, que propõe a construção e operação de um complexo mineroindustrial na mina de Itataia, no município de Santa Quitéria. O empreendimento visa à mineração, beneficiamento e industrialização de fosfato e urânio, com foco na produção de fertilizantes e geração de energia.

O Observatório da Indústria da FIEC colaborou com o consórcio na elaboração de um estudo para avaliar os impactos econômicos nas áreas afetadas pelo projeto. A pesquisa revelou um grande potencial de crescimento econômico na região, abrangendo os municípios de Santa Quitéria, Canindé, Madalena e Itatira. O projeto contempla investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões, a criação de aproximadamente 2,8 mil empregos diretos e uma massa salarial anual de R$ 100 milhões, impactando significativamente a realidade socioeconômica local.

Em 2024, o Projeto Santa Quitéria recebeu a licença de local da Comissão Nacional de Energia Nuclear e a autorização para publicação dos estudos complementares pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Neste momento, o consórcio se prepara para a realização das audiências públicas, uma etapa crucial para avançar nos processos de licenciamento ambiental.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir