Nesta terça-feira (21), o Presidente das Insdústrias do Estado do Ceará (FIEC) se reuniu com a comitiva do Consórcio Santa Quitéria, formada por representantes das empresas Galvani Fertilizantes e Indústrias Nucleares do Brasil (INB).
Durante o evento, foi apresentada a versão mais recente do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do Projeto Santa Quitéria, que propõe a construção e operação de um complexo mineroindustrial na mina de Itataia, no município de Santa Quitéria. O empreendimento visa à mineração, beneficiamento e industrialização de fosfato e urânio, com foco na produção de fertilizantes e geração de energia.
O Observatório da Indústria da FIEC colaborou com o consórcio na elaboração de um estudo para avaliar os impactos econômicos nas áreas afetadas pelo projeto. A pesquisa revelou um grande potencial de crescimento econômico na região, abrangendo os municípios de Santa Quitéria, Canindé, Madalena e Itatira. O projeto contempla investimentos superiores a R$ 2,3 bilhões, a criação de aproximadamente 2,8 mil empregos diretos e uma massa salarial anual de R$ 100 milhões, impactando significativamente a realidade socioeconômica local.
Em 2024, o Projeto Santa Quitéria recebeu a licença de local da Comissão Nacional de Energia Nuclear e a autorização para publicação dos estudos complementares pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Neste momento, o consórcio se prepara para a realização das audiências públicas, uma etapa crucial para avançar nos processos de licenciamento ambiental.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC