Ricardo Cavalcante, presidente da Federação das Indústrias do Ceará (Fiec), está presente na Auto Shanghai 2025, uma das maiores feiras de automóveis do mundo, na China. O evento reúne representantes de mais de 20 países e foca nas últimas inovações em veículos movidos a energia limpa.
Durante a feira, Ricardo, ao lado do governador Elmano de Freitas, se encontrou com Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport, e Carlos Yamana, diretor comercial do segmento automotivo da empresa. A Comexport, maior companhia brasileira de comércio exterior e supply chain, desempenhará um papel fundamental no Polo Industrial Automobilístico de Horizonte, projeto lançado pelo Governo do Ceará em 2024. Este polo contará com a presença de marcas globais, como Mercedes-Benz, Honda, Ford, Volkswagen, Porsche e outras.

Na ocasião, Ricardo ressaltou que a capacitação profissional é uma peça-chave para o sucesso do polo automobilístico no Ceará. “Nós, da Federação das Indústrias, estamos aqui para garantir a qualificação dos profissionais que atuarão nessas novas indústrias. Estamos em diálogo com diversas empresas e, em breve, o governador Elmano deverá lançar um programa para que possamos treinar, com a agilidade necessária, os trabalhadores que irão compor as equipes das montadoras”, comentou.
Elmano, por sua vez, vê a participação no evento como uma chance de mostrar o potencial do Ceará, que será o lar da primeira planta multimarcas de veículos do Brasil. “O projeto iniciará a produção de veículos ainda este ano e vai gerar muitos empregos. (…) Além de impulsionar a economia, vamos criar postos de trabalho qualificados para nossa população” disse.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.