PUBLICIDADE

FIEC realiza evento sobre a Reforma Tributária em novembro

Em novembro, a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) em parceria com a SM Consultoria, promove o evento Reforma Tributária – Discussões e Simulações, onde reunirá especialistas e assim debaterem os impactos do novo modelo de tributação de consumo sobre os negócios. A ação também apresentará a industriais e representantes de sindicatos o Simulador da Reforma Tributária, ferramenta desenvolvida pelo Observatório da Indústria com o objetivo de auxiliar empresários a compreenderem as mudanças na legislação.

A atividade será mediada pelo Presidente do Conselho de Economia, Finanças e Tributação (COFIN) da FIEC, Emílio Moraes, a programação incluirá palestras do Tributarista e Diretor-Presidente do Grupo SM, Sérgio Melo; da Procuradora-Geral da Fazenda Nacional, Denise Lucena; do Conselheiro Titular do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF), Fredy José Gomes de Albuquerque; e do Advogado Hugo de Brito Machado Segundo, Membro do Instituto Cearense de Estudos Tributários (ICET) e do Instituto Brasileiro de Direito Tributário (IBDT).

“Desde que se iniciou o processo de transformação da legislação, o Presidente Ricardo Cavalcante sempre teve um objetivo que era criar algo simples que pudesse ajudar a direcionar as empresas nessa mudança, com utilização das novas alíquotas. Junto com o Observatório, ajudamos a desenvolver um simulador que pode se adaptar a diversos tipos de indústria. Então, nesse evento, teremos a participação de grandes palestrantes que vão falar sobre o que está sendo votado no Congresso Nacional, além da EC 132/2023, que já passou a fazer parte da Constituição, e iremos apresentar o Simulador da Reforma Tributária”, explica Emílio Moraes, Presidente do COFIN.

Os debates irão abordar temas relacionados ao projeto de Lei Complementar (PLP) 68/2024, que institui o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS); e ao PLP 108/2024, que estrutura o Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços.

Para o Tributarista Sérgio Melo, as mudanças provocadas pela Reforma Tributária ainda geram dúvidas entre empresários e até mesmo entre profissionais da área, por isso há necessidade de discutir não apenas as novas legislações, mas também a transição do regime atual para o modelo em implementação.

“Entendemos que o setor empresarial, as lideranças, os sindicatos, federações e confederações, devem mostrar aos empresários a importância de se preocuparem de verdade com os efeitos que a reforma trará tanto do lado positivo quanto do negativo”, afirma Sérgio. “A própria Federação já se preocupou em fazer um simulador e disponibilizar para as empresas, mas não é só o tributo. Existe uma série de consequências que vão vir a partir da convivência do IBS e CBS com o regime atual e que não estão sendo levadas a sério. É necessário alertar”, acrescenta.

Simulador

Em agosto, o Observatório da Indústria da FIEC lançou o Simulador da Reforma Tributária, uma ferramenta digital que permite que os empresários insiram dados específicos de seus negócios, considerando o regime de tributação em que operam (SIMPLES Nacional, Lucro Presumido ou Lucro Real), e tenham em mãos uma comparação entre o cenário atual com a projeção da tributação pós-reforma.

O simulador possibilita, ainda, a visualização de indicadores financeiros relevantes, como o impacto no lucro e no crédito tributário gerado, permitindo a geração e impressão de relatórios personalizados com os dados calculados.

Acesse o Simulador da Reforma Tributária: https://www.radardemercado.com.br/simulador

Serviço:

Reforma Tributária – Discussões e Simulações
Data: 5 de novembro
Horário: 8h
Local: FIEC (Avenida Barão de Studart, 1980, Aldeota) – Auditório José Flávio
Inscrições: https://form.asana.com/?k=mxzvusMlnkY3x_brqmbh0w&d=139654988222588

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir