A Notícia do Ceará
PUBLICIDADE

FIEC recebe CENPES da Petrobras para debater energias renováveis

Nesta semana, Carlos Prado, 1º Vice-Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), recebeu na Casa da Indústria a comitiva do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (CENPES) da Petrobras, empresa de referência internacional no ramo de petróleo, gás, energia, desenvolvimento sustentável e biocombustíveis..

O encontro teve como pauta debates técnicos sobre Hidrogênio Verde (H2V), transição energética e ações no campo das Energias Renováveis no Estado, no qual ocorreu apresentações para expor o trabalho da Indústria na defesa do hub de produção e exportação do H2V no Ceará. Fora descarbonização, mapeamento de parcerias para pesquisa e inovação, assim como o investimento em infraestrutura e conhecimento com foco na Transição Energética.

Durante as apresentações aos visitantes da Petrobras, Prado salientou o empenho da Fiec no debate sobre energia e sustentabilidade, usando como exemplo a experiências com o CENPES, que pode trazer benefiícios não só para o território cearense, mas também para toda área nacional. “Naturalmente, quando se fala em energia, se pensa em Petrobras. A intenção é que a gente consiga uma aproximação maior e tenha continuidade desses encontros, para que consigamos solidificar alguma parceria, não só pelo que interessa ao Ceará, mas pelo que interessa ao Brasil de maneira geral”, afirmou o Vice-Presidente.

Além disso, o o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI estadual, Jurandir Picanço, comentou que a reunião com a Petrobras foi positiva, principalmente pelo fator da FIEC receber pesquisadores experientes de um dos maiores complexos de pesquisa aplicada do mundo. “O CENPES é o centro de pesquisa e desenvolvimento de maior importância da América Latina e, talvez, do mundo. Por isso, esse interesse de vir aqui para observar as oportunidades no Ceará relacionadas ao Hidrogênio Verde e às Energias Renováveis realmente tem uma importância muito grande.”, disse o superintendente.

Já Luiz Paschoal, Gerente do CENPES, comentou que o encontro teve um valor especial para troca de experiências. Além do mais, o mesmo disse que elogiou o trabalho feito pelo Observatório da Indústria e ainda analisou que há diversos pontos em convergência com os trabalhos feitos no centro e pela Indústria no Ceará. Foi ótimo ter vindo aqui, não só para conhecer o potencial da FIEC, mas também por essa questão de trazer ideias novas para se discutir”, disse o gerente.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir