A Casa da Indústria, em Fortaleza, recebe até esta sexta-feira (12) o 5º Encontro Estadual de Mineração e o 1º Seminário de Minerais Estratégicos do Ceará. Promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e com apoio de sindicatos do setor, o evento reúne empresários, especialistas, gestores públicos e pesquisadores em debates sobre inovação, sustentabilidade e o futuro da mineração.

A abertura do encontro contou com a presença de autoridades estaduais, representantes do setor produtivo e de órgãos nacionais ligados à mineração, como Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Também participaram representantes de instituições como Semace, Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, Junta Comercial do Ceará (JUCEC), Banco do Nordeste (BNB) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Com cerca de 20 mil empregos diretos, a mineração no Ceará é responsável por movimentar a economia local e tem projeção de exportar cerca de US$ 150 milhões em 2025. O Estado se destaca na produção de rochas ornamentais, calcário, gesso, feldspato, mica, manganês e ferro, além de despontar em minerais considerados estratégicos para a transição energética e a nova economia global, como lítio, grafita e cobalto.
Na programação, estão painéis sobre avanços tecnológicos, processamento de nióbio, depósitos de terras raras, aproveitamento de águas subterrâneas e políticas públicas para o setor. Um dos destaques foi a apresentação do Simagran, que mostrou que, em 2024, o Ceará produziu 16,9 milhões de toneladas de minérios, avaliados em quase R$ 800 milhões. As rochas ornamentais representaram mais de 85% do valor dessa produção.
O evento segue até sexta-feira (12) com mesas-redondas e palestras, reforçando o papel estratégico do Ceará no cenário nacional da mineração e na exploração de minerais críticos essenciais para a transição energética e digital.
Ver essa foto no Instagram