PUBLICIDADE

Fiéis celebram Beata Benigna Cardoso no encerramento dos Festejos em Santana do Cariri

Foto – Gean Rodrigues

 

Na última quinta-feira (24), a cidade de Santana do Cariri celebrou a Festa de uma das Heroínas Da Fé. Benigna Cardoso Da Silva, a primeira beata do Estado do Ceará é lembrada por inúmeros católicos em todo o país como A Mártir Da Pureza. A programação contou com uma celebração no bairro Inhamuns, onde Benigna foi assassinada, além disso, no decorrer do dia 24 de outubro houveram missas no Santuário da Beata e na Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana no Centro da cidade. no final da tarde, ocorreu a procissão com a imagem de Benigna até a Igreja Matriz, onde foi celebrada uma missa solene presidida pelo Bispo da Diocese de Crato, Dom Magnus Henrique. 

Para Dom Magnus, o momento é de gratidão por uma diocese com pouco mais de 100 anos de criação, já acumular duas pessoas que podem ser canonizadas pela Igreja Católica, além de Benigna o Padre Cícero Romão Batista, foi proclamado Servo de Deus em 2022; “Nós temos a agradecer a Deus porque neste solo nós temos uma bem-aventurada a caminho dos altares. Uma bem-aventurada jovem e uma diocese também com um servo de Deus, Padre Cícero, que caminha também pelos mesmos caminhos de Benigna. Dois exemplos mais religiosos, mais jovens de luta pela fé. Com certeza isto é motivo de alegria e de louvar a Deus porque uma diocese com 110 anos já tem uma bem-aventurada e tem o servo de Deus, Padre Cícero”. Disse. 

 

História 

Nascida no Sítio Oitis, Zona Rural Do Município,  Benigna era a mais nova de quatro filhos, perdeu seus pais muito cedo e junto com seus irmãos foi adotada por duas irmãs, da mesma Comunidade, que a educaram na fé. De acordo com relatos, Benigna frequentava diariamente as Missas na Igreja Matriz De Santana, ia à escola,  prestava serviços domésticos e cuidava de suas tutoras que eram idosas. 

Benigna começou a sofrer assédio sexual e ao resistir, gerou a fúria de seu algoz,  Raul Alves Ribeiro, que ao saber que ela iria pegar agua em uma cacimba próximo ao local onde morava, resolveu espera-La e a atacou. após a resistência da menina, ele puxou um facão e desferiu vários golpes em Benigna que faleceu no local. Aquele dia, 24 de Outubro de 1941, ficaria marcado na história da cidade que ficou comovida com o assassinato.

Após o caso, Benigna foi considerada santa por populares que passaram a visitar o local onde ela foi martirizada, e se tornou um ponto de peregrinação. Ela foi  beatificada pela Igreja em 2022. Uma Estátua em honra da Beata foi inaugurada este ano e a cidade de Santana do Cariri tem recebido incontáveis fiéis que por intercessão de Benigna tem alcançado graças.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir