PUBLICIDADE

Finep chega a Fortaleza para apresentar linhas de financiamento à inovação

Considerado um evento de extrema relevância para fomentar iniciativas do setor, será a primeira vez que a Finep será realizada no Nordeste - (Foto: Reprodução)
Considerado um evento de extrema relevância para fomentar iniciativas do setor, será a primeira vez que a Finep será realizada no Nordeste – (Foto: Reprodução)

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebe, no dia 25 de fevereiro, a segunda edição do programa Finep pelo Brasil. A iniciativa tem o objetivo de levar a diferentes regiões do país informações sobre oportunidades de financiamento voltadas à inovação. 

O encontro será realizado na Casa da Indústria, em Fortaleza, e reunirá empresas, startups e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). A proposta é aproximar o setor produtivo dos instrumentos públicos de incentivo, justamente para facilitar o acesso das indústrias cearenses a recursos destinados a projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e modernização de processos. 

A ação ocorre em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do escritório regional do Nordeste. Após a estreia no Rio de Janeiro, no início de fevereiro, esta será a primeira edição do programa realizada no Nordeste. 

A agenda prevê uma série de encontros em todas as regiões do país, com a meta de chegar a cerca de 100 cidades, entre capitais e municípios do interior.

Finep em Fortaleza

Na capital cearense, a programação acontece das 15h às 17h45, no Auditório Luís Esteves, no 5º andar da Casa da Indústria. Durante o evento, serão apresentados 13 editais de financiamento, que somam R$ 3,3 bilhões em recursos.

A verba é voltada a projetos alinhados à política industrial nacional. As modalidades incluem subvenção econômica, com repasses que não precisam ser devolvidos pelas empresas selecionadas. As oportunidades contemplam negócios de diferentes portes, desde startups até indústrias consolidadas.

No entanto, é preciso que as propostas estejam relacionadas a áreas estratégicas como cadeias agroindustriais, saúde, infraestrutura, transformação digital, transição energética e defesa. Entre as despesas que podem ser financiadas estão os custos com pessoal, contratação de consultorias, aquisição de equipamentos e materiais. Para a FIEC, a realização do encontro em Fortaleza, primeiro polo do Nordeste a receber o evento,  também contribui para integrar empresas, universidades, centros de pesquisa e governo.

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir