Antes chamado de Música Popular Moderna (MPM), o estilo que hoje é propagado como MPB, foi interpretado pelos cantores e compositores mineiro Flávio Venturini e cearense Edmar Gonçalves, na noite da última sexta-feira (05.08), no palco do Iate Clube, localizado no famoso bairro Mucuripe, em Fortaleza (CE).
A programação começou com o premiado artista Edmar que já se apresentou em teatros, festivais e shows de nomes de peso da Música Popular Brasileira. O também compositor de Juazeiro do Norte, radicado em Fortaleza, contou com o acompanhamento dos músicos Carlinhos Crisóstomo (violão) e Jefferson Portela (percussão).
“Esse show no Jardim do Iate Clube foi muito importante pra mim, principalmente, porque eu abri um show de um grande ídolo, pessoa que influenciou a minha carreira e de grandes artistas da minha geração”, revelou Edmar Gonçalves que apresentou o show romântico “Entre Nós” com as participações especiais do cantor e compositor Gilmar Nunes, e do músico Edu Asaf.
Já Venturini, um dos ícones do movimento Clube da Esquina, teve o auxílio luxuoso do violonista e guitarrista Rogério Delayon e, ainda, do baterista André Godoy, que exibiram um Set list com canções do novo CD do Flávio e sucessos a exemplo de “Besame”, “Linda Juventude”, “Mais uma vez”, “Noites com Sol”, “Nascente”, “O Céu de Santo Amaro” e “Todo azul do mar”.
Na capital cearense, a Turnê Girassol teve a assinatura das empresas do trade cultural, Tom Maior, capitaneada por Elenilton Jorge e PSP Eventos, pilotada por Paulo Sérgio. São duas referências em produções artísticas, responsáveis por trazer à capital cearense, artistas de renome nacional e internacional.
No Estado do Ceará, a Turnê de Venturini contou ainda, com a imprescindível logística, traslado e direção de palco de André Lebre, um profissional do mercado de shows que dá todo o suporte necessário para uma apresentação musical bem sucedida.
Depoimentos sobre o show
“O show do Flávio Venturini e do Edmar Gonçalves foi fantástico, perfeito! Primeiro, porque eu sou fã dos dois… E ouvir cada um cantando o seu repertório e ainda fazendo uma música juntos foi brilhante! Sem falar do lugar, maravilhoso, perto do mar. Enfim, tudo impecável! Foi muito bom, muito bom mesmo… uma noite memorável! Acho inclusive que Flávio Venturini deveria fazer mais shows por aqui, para eu estar em todos”.
Alana G. Alencar
Poetisa
“O show Todo Azul do Mar no Iate Clube de Fortaleza com abertura de Edmar Gonçalves e toda a apresentação do Flávio Venturini foi venturosa! Uma aventura deliciosa, na verdade, em que ele (Flávio Venturini) cantou todos os grandes sucessos que se tornaram a trilha sonora para o amor de muita gente. Estava lotado, tinha muita participação do público de uma beleza inigualável. Foi tudo o que a gente precisava para se tornar uma noite inesquecível!”
Júlio César
Filósofo
“Foi lindo… uma noite maravilhosa! Eles cantaram uma música Em Cima do Tempo. Música essa que o Flávio gravou no seu último disco e, que também, levou o nome da sua turnê que ele (Flávio Venturini) fez pelo Brasil”.
Mano Alencar
Artista Plástico
“Flávio Venturini nos traz grandes recordações. O show foi lindo, maravilhoso! Foi uma viagem no tempo… Tantas lembranças boas. As músicas tão lindas, com letras e poesias perfeitas que ele canta. Eles nos traz saudades, ele enche os nossos corações de alegria”.
Vanesca Fontenele
Farmacêutica
>A foto de capa da matéria é de autoria do cineasta Joe Pimentel.