PUBLICIDADE

Floresta Nacional do Araripe registra crescimento de 130% de incêndios florestais em 2024

A Floresta Nacional do Araripe (Flona), situada na região do Cariri, teve um aumento alarmante de 130% nos incêndios florestais durante o ano de 2024, conforme os dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

De acordo com o órgão, as altas temperaturas e a baixa umidade do ar são fatores climáticos que favorecem o surgimento de novos focos de incêndio. Além disso, práticas humanas, como a queima de terrenos para limpeza, são frequentemente os principais causadores dessas ocorrências na área de conservação.

Em 2023 a Área de Proteção Ambiental (APA) da Chapada do Araripe registrou um aumento de 30% no desmatamento. Esse território abrange 30 municípios dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí, e os incêndios são um dos principais fatores que contribuem para a redução da vegetação.

Atualmente, o ICMBio conta com brigadistas que são encarregados de monitorar os focos de incêndio na Chapada do Araripe. Essas equipes realizam ações para conscientizar a população sobre os perigos das chamas e a importância da preservação da flora e fauna locais.

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir