As Forças de Segurança do Ceará deflagraram, na manhã desta segunda-feira (9), uma operação integrada em Fortaleza e em municípios da Região Metropolitana, com foco no combate a roubos e furtos e no cumprimento de mandados de prisão. A ofensiva faz parte do Programa de Cumprimento de Mandados de Prisão (Procumpri), iniciativa do Governo do Estado, e é coordenada pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol).

A mobilização teve início no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) e envolve ações preventivas e repressivas em áreas consideradas estratégicas. O planejamento das diligências é baseado em levantamentos de inteligência realizados pela Coordenadoria de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Coin/SSPDS) e pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Participam da operação equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) e da Polícia Militar do Ceará (PMCE), com apoio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), ampliando o alcance das abordagens e o monitoramento das áreas-alvo.
Além das abordagens ostensivas, a ofensiva tem como objetivo localizar e capturar alvos com mandados de prisão em aberto. O Procumpri, coordenado pela SSPDS, foi regulamentado em dezembro de 2025 após funcionar de forma experimental ao longo do último ano. Nesse período, 1.935 pessoas foram presas em decorrência do programa.
A ação ocorre em um contexto de redução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP) no Ceará. De acordo com dados da Supesp, janeiro de 2026 registrou queda de 42,3% nos casos de roubo em todo o Estado, com 1.358 ocorrências, frente a 2.355 registros no mesmo mês de 2025. O balanço aponta ainda que este foi o menor número da série histórica para o Ceará, Fortaleza, Região Metropolitana e Interior Sul.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.


