A população de São Gonçalo do Amarante, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, receberá, em breve, um polo de formação profissional em energia solar no Centro Vocacional Técnico (CVTec) do município, este mantido pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado do Ceará (Secitece). O projeto terá realização público-privada do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), tendo como objetivo atender às demandas de um dos principais locais geradores de energias renováveis no estado do Ceará.
A divulgação do novo polo de educação aconteceu na última quarta-feira (17), na Unidade do Senai da Barra do Ceará, durante encontro entre o diretor-presidente do Centec, Acrísio Sena, e o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi) e diretor regional do Senai Ceará, Paulo André Holanda.
Segundo Acrísio Sena, a parceria entre Centec e Senai é fruto de pedido do prefeito de São Gonçalo do Amarante, Marcelo Tales, para qualificar jovens para o setor de energias renováveis. “Diante disso, o Centec procurou o Sistema Senai que é referência em cursos [profissionalizantes] em todo o País”, explicou o diretor-presidente do Centec.
Na ocasião estiveram presentes também outros representantes do Centec e do Senai, além de Acrísio Sena e Paulo André Holanda, os quais conheceram a estrutura dos cursos de energias renováveis que são ofertados na Unidade do Senai da Barra do Ceará.
Com informações da Ascom Centec