PUBLICIDADE

Formação em primeiros socorros pode virar exigência para guias turísticos no Ceará

Diante do crescimento do turismo de aventura, a segurança dos visitantes passou a ser tema de propostas em discussão na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece). A ideia é reforçar a capacitação dos guias que atuam no estado, especialmente aqueles que conduzem atividades em áreas de risco, como trilhas, serras e cachoeiras.

Nesse sentido, dois projetos de lei apresentados pelo deputado estadual Marcos Sobreira (PSB) tratam da qualificação desses profissionais. Um deles prevê a exigência de atualização periódica em primeiros socorros para todos os guias cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). A medida determina que o curso seja renovado a cada dois anos, com carga mínima de oito horas, e ministrado por instituições reconhecidas na área de saúde ou defesa civil.

Segundo o parlamentar, essa reciclagem é essencial para garantir respostas rápidas em situações emergenciais, como desmaios, quedas, desidratação ou acidentes com crianças e idosos. “Essa atualização permanente é uma medida preventiva e eficaz para reduzir riscos, salvar vidas e transmitir mais confiança aos turistas”, pontuou.

Formação em primeiros socorros pode virar exigência para guias turísticos no Ceará
Foto: Davi Pinheiro

A outra proposta é voltada aos profissionais que atuam em ambientes naturais classificados como de risco. Nesses casos, além do treinamento básico, os guias também teriam que cumprir uma formação complementar específica, com foco em primeiros socorros para áreas remotas, técnicas de resgate, orientação com GPS e prevenção de incidentes relacionados ao clima ou à fauna local.

A justificativa da matéria destaca que regiões como a Chapada do Araripe, Ibiapaba, Serra de Guaramiranga e os litorais cearenses têm atraído cada vez mais turistas interessados em experiências ao ar livre. Para o deputado, é preciso assegurar que esses roteiros sejam explorados com segurança.

“Ao valorizar o guia qualificado, o Estado do Ceará fortalece sua imagem como destino turístico seguro e profissionalizado, capaz de oferecer experiências inesquecíveis com qualidade e responsabilidade. Esta é uma medida que protege os turistas, valoriza os profissionais locais, previne acidentes e promove a sustentabilidade da atividade turística no estado”, comentou.

As duas propostas começaram a tramitar na semana passada e ainda serão analisadas pelas comissões da Casa antes de seguirem para votação em plenário. Se aprovadas, irão à sanção do governador Elmano de Freitas (PT).

Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir