A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) apresentou, nesta quarta-feira (23), o plano operacional para o Fortal 2025, que acontece de 24 a 27 de julho, em Fortaleza. O objetivo é reforçar a sensação de segurança dos foliões durante os quatro dias do evento.
Ao todo, 947 profissionais das Forças de Segurança do Estado estarão mobilizados. A Polícia Militar do Ceará (PMCE) atuará com 863 agentes, distribuídos entre unidades especializadas como o CPChoque, CPRaio, CPE, Copac, RPMont, BPTur e BPMA, além dos comandos regionais.
A Polícia Civil do Ceará (PCCE) disponibilizará 52 policiais civis e manterá um Posto Avançado dentro do evento, com estrutura para registro de boletins de ocorrência, termos circunstanciados, apoio do Programa Meu Celular e a Tenda Lilás – espaço de acolhimento e orientação para vítimas de importunação sexual ou violência de gênero. Ocorrências com flagrante serão encaminhadas ao 2º Distrito Policial.
Já o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) contará com 32 bombeiros militares de prontidão durante o Fortal.
Segundo Harley Filho, coordenador da Copol/SSPDS, a Operação Fortal 2025 contará com mais de 2 mil agentes das esferas estadual e municipal. “Este ano, reforçamos ainda mais a atuação com o suporte da inteligência, que estará presente nas apurações e no patrulhamento nas imediações do evento”, afirmou.
Apoio às mulheres e combate à importunação
A Tenda Lilás será mantida durante todos os dias da festa, com ações educativas e acolhimento de mulheres vítimas de importunação sexual, lgbtfobia ou outras violências. Equipes da Copac e da Polícia Civil darão suporte no local.
Programa Meu Celular
O estande da Polícia Civil também prestará atendimento ao público por meio do programa Meu Celular, que facilita a recuperação de aparelhos em caso de perda, furto ou roubo. O cadastro pode ser feito antecipadamente no site www.meucelular.sspds.ce.gov.br.
A coletiva de apresentação do plano ocorreu em um hotel no bairro Moura Brasil e contou com representantes da SSPDS, PMCE, PCCE, CBMCE, além de órgãos parceiros e organizadores do evento.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.