A Rede Municipal de Ensino de Fortaleza dá início à realização do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). De terça a sexta-feira (26 a 29/11), mais de 57 mil estudantes das escolas municipais participam da avaliação. No primeiro dia, 19.495 alunos do 9º ano, representando 142 escolas, já realizaram suas provas. Na quarta-feira (27/11), será a vez dos estudantes do 5º ano, enquanto os do 2º ano farão suas avaliações nos dias 28 e 29/11.
Para a secretária de Educação, Dalila Saldanha, o Spaece atua como um referencial importante. “O Spaece é uma forma de medir os avanços e identificar onde ainda podemos melhorar. É por meio dele que se consegue planejar intervenções e buscar novos investimentos para que a nossa Rede avance cada vez mais”, disse.
Para garantir um bom desempenho dos alunos em avaliações, o currículo da Rede Municipal é complementado por estratégias como a Caravana Aprender+, que promove ações preparatórias ao longo do ano. Além disso, a Avaliação Diagnóstica de Rede é aplicada de forma censitária, avaliando conhecimentos em Língua Portuguesa e Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A Caravana Aprender+
A Caravana Aprender+ é uma ação de destaque no calendário escolar de Fortaleza. Durante todo o ano, a SME organiza uma programação que envolve os Distritos de Educação e as escolas para preparar os estudantes. No mês de novembro, as atividades se intensificam, com rodas de conversa, simulados, aulas motivacionais e cerca de 750 aulões adicionais. A iniciativa busca não apenas melhorar o desempenho acadêmico, mas também reforçar a confiança dos alunos antes das provas.
Spaece
O Spaece 2024, em formato censitário, avaliará alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, com foco em Língua Portuguesa e Matemática. Para o 2º ano, a vertente Spaece-Alfa dará ênfase ao nível de leitura, elemento crucial para o desenvolvimento educacional. Criado em 1992 pelo Governo do Ceará, o Spaece tem sido uma ferramenta estratégica para orientar políticas públicas e práticas pedagógicas inovadoras.
Os dados do Spaece 2023 mostram que a alfabetização no nível desejável atingiu 93,9% dos alunos do 2º ano, um aumento em relação a 2022, quando o índice foi de 75,2%. A proficiência média no Spaece-Alfa cresceu de 164 para 196 pontos no mesmo período, representando o maior avanço da década.
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