No mês de outubro, a Prefeitura de Fortaleza amplia a oferta de mamografias na Rede Municipal de Saúde. São disponibilizados 7 mil exames, um aumento de 3 mil a média mensal. Coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a iniciativa integra as ações da campanha Outubro Rosa, voltada à prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A ação é voltada para mulheres entre 50 e 69 anos ou que tenha histórico familiar de câncer, além das que possuem queixa ou sintomas. As pacientes serão encaminhadas para realizar o exame a partir de um dos 134 postos de saúde de Fortaleza.
Em 2023, foram realizados cerca de 38 mil exames de mamografia nas unidades de saúde da capital. Até agosto de 2024, aproximadamente 23 mil mulheres foram beneficiadas.
Orientações e sintomas
A assessora técnica de saúde da mulher da SMS, Léa Dias, destaca a importância da mulher se auto-observar, apalpando suas mamas periodicamente, a fim de averiguar se há alterações mamárias. “Alguns sinais de alerta são caroços, geralmente endurecidos, fixos e indolores; pele da mama avermelhada; alterações e saída espontânea de líquido de algum dos mamilos e nódulos no pescoço ou axilas”, ressalta.
Outra forma de detecção precoce do câncer de mama é o rastreamento mamográfico. “Quando identificamos um câncer de mama em estágio prematuro, a chance de cura é acima de 90%. Por isso, alertamos a população da importância de cuidar da saúde e buscar pelo exame de mamografia”, acrescenta Léa.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), adotar hábitos saudáveis no cotidiano como exercício físico, controle do peso ideal, alimentação saudável e reduzir o consumo de álcool, ajuda a reduzir os riscos de desenvolver o câncer.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC