A Câmara Municipal de Fortaleza promoveu audiência pública no Poço da Draga para discutir o futuro da Ponte Metálica, interditada desde outubro de 2023. O encontro reuniu moradores, representantes da Prefeitura e entidades ligadas ao patrimônio histórico.
A comunidade defendeu a recuperação da estrutura, considerada símbolo cultural e espaço de convivência, em vez de uma possível demolição. Para a vereadora Adriana Gerônimo (PSOL), autora da proposta, o momento foi essencial para ouvir os moradores.
“Nós estamos hoje aqui no Pavilhão do Poço da Draga, junto com a comunidade, com o Conselho Gestor das Zeis do Poço da Draga e com o poder público para entender quais são os caminhos para solucionar essa questão que está dada agora. Uma ponte que está fechada desde outubro de 2023, mas que mesmo assim a população ainda utiliza para lazer, e a gente precisa garantir tanto a proteção dessas pessoas, como também garantir a permanência desse símbolo da cidade”, comentou.

O secretário da Regional 12, Adams Gomes, informou que a Prefeitura realiza diagnósticos em equipamentos públicos, mas ressaltou que qualquer decisão será tomada em diálogo com a população. O gestor alertou ainda que a ausência de medidas preventivas pode representar risco à segurança e destacou a necessidade de avaliar a viabilidade da manutenção da ponte.
Nesse sentido, o arquiteto Marcelo Capasso defendeu a realização de estudos técnicos que viabilizem sua preservação, enquanto a Defesa Civil destacou que mantém o local isolado e sinalizado como medida preventiva. Entre os encaminhamentos da audiência estão a criação de uma comissão com representantes da comunidade e órgãos públicos, além da elaboração de um relatório técnico com apoio de universidades.
Além de Adriana Gerônimo, participaram do encontro o vereador Gabriel Aguiar (PSOL); Diego Amora, coordenador do Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Histórico da Secultfor; Elizabeth Feijão, diretora de Articulação e Integração Pública do IPPLAN; Riana Rocha, assessora especial da Setfor; Cecilia Paiva, advogada do Escritório Frei Tito; e membros do Conselho Gestor das Zeis do Poço da Draga.
Acompanhe mais notícias da Rede ANC através do Instagram, Spotify ou da Rádio ANC.