Após a vitória por 2 a 1 diante do Atlético Mineiro, no último sábado (24), pela 12ª rodada da Série A, o Fortaleza apenas cumpre tabela, na terça-feira (27), pela Copa Sul-Americana, quando enfrenta o Palestino do Chile, em Rancagua.
O Fortaleza já está em Santiago, onde faz um treino nesta segunda (26), às 16h30min, horário de Brasília, no Centro de Treinamento da Universidad de Chile. Após o trabalho, o Leão segue para o local do jogo, de ônibus.
O Leão leva para o Chile, além dos seis pontos conquistados contra o Cruzeiro e Galo, nas duas últimas partidas da Série A, a oitava colocação na classificação geral e ainda o primeiro lugar garantido no Grupo H da Sula, condição que garante ao Fortaleza seguir direto às oitavas de final, aguardando o adversário, que virá do confronto entre os segundos colocados de cada grupo da Sul-Americana contra os terceiros colocados na fase de Grupos da Libertadores.
A provável data das oitavas de final da Sula é entre 1 e 3 agosto (a ida) e 7 e 9 de agosto (volta).
Até lá vai haver 5 rodadas da Série A, as rodadas 13ª, 14ª, 15ª, 16ª e 17ª. Os adversários do Fortaleza são, respectivamente: Flamengo (01/07, fora de casa), Atlhético PR (09/07, em casa), Cuiabá (16/07, em casa), Palmeiras (provavelmente em 22/07, fora de casa) e Goiás (ainda em data a confirmar, este jogo fora de casa).
Adversários diretos na luta por Libertadores (hoje, um dos principais objetivos do Fortaleza), adversários que estão ou na zona de rebaixamento ou na brigando para se afastar de lá. Até a disputa das oitavas de final da Sula, 15 pontos estarão em disputa pelo Tricolor de Aço. Se mantiver o aproveitamento que vem apresentando na Série A, não seria utopia pensar em fazer mais de 9 pontos nesta sequência e ir com uma importante gordura para queimar no mata-mata da Sula.