Fortaleza é uma das cidades mais bem avaliadas pelos que a visitam, segundo o estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024”, promovido pela Secretaria Municipal do Turismo (Setfor), por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza. De acordo com a pesquisa, nos três primeiros meses deste ano Fortaleza recebeu uma nota média de 9,07 para o “grau de satisfação e felicidade” frente às experiências vividas pelos turistas.
Os atrativos naturais da Cidade foram os que mais marcaram os visitantes (31,2%), seguidos pela receptividade do fortalezense (16,8%). Na sequência, foram destacadas as experiências vividas (14,4%), a diversão (11,3%), a gastronomia (10,3%), e o atendimento (9,4%). Entre os entrevistados, 99,3% afirmaram ter encontrado o que esperavam na Cidade, sendo que 96,8% disseram que Fortaleza atendeu suas expectativas. A maioria (98,2%) afirmou que indicaria a capital cearense para outras pessoas e 97,7% disse que retornaria ao destino.
Novas experiências
De acordo com a pesquisa, 63,7% dos entrevistados viveram novas experiências durante sua estadia na Cidade. Dentre elas, a mais citada foi a visita à Praia do Futuro (30,3%), seguida pela Beira-Mar (21,7%) e Praia de Iracema (15,3%).
Lazer (59,9%), visita a parentes ou amigos (23,5%), negócios (8,8%) e eventos (4,2%) foram os principais motivos apontados pelos entrevistados para vir a Fortaleza.
Outros motivos, como saúde, compras, melhores oportunidades e estudos foram as motivações para a vinda de 3,1% dos entrevistados. Motivos religiosos (0,3%) e esporte (0,2%) foram as outras razões citadas pelos entrevistados para visitar a Cidade.
Perfil do Turista
Entre os entrevistados, 2,7% eram turistas internacionais, enquanto os demais 97,3% vieram de destinos domésticos. A região Sudeste foi a que mais enviou visitantes (34%), seguida pela região Nordeste (31%), Norte (12,5%), Sul (11,3%) e Centro-Oeste (11,2%).
O estudo “Percepção da Satisfação e Felicidade do Turista de Fortaleza 2024” foi realizado no Aeroporto de Fortaleza, na área de check-in, na praça de alimentação e nos espaços de circulação próximos à Casa do Turista do terminal aéreo.