PUBLICIDADE

Fortaleza é uma das cidades prioritárias no combate à fome

Fortaleza foi incluída como uma das 59 cidades classificadas pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, como prioritária no combate à fome. Com isso, a capital cearense deve receber apoio técnico no combate à fome e na promoção de alimentação saudável. Além de Fortaleza, Caucaia, na Região Metropolitana, também integra a lista. Dentre os critérios para basear a inclusão como município prioritário está o número de pessoas que vivem em situação de rua. Fortaleza, a quarta cidade mais populosa do Brasil, e a maior do Nordeste, conta com 8.404 pessoas vivendo fora do lar. Em Caucaia são 464 pessoas morando nas ruas.

A estratégia “Alimenta Cidades” foi publicada em uma portaria no Diário Oficial da União (DOU) nessa semana e lista os 59 municípios que podem, voluntariamente, manifestar interesse em aderir à Estratégia. O objetivo é ampliar o acesso e o consumo de alimentos adequados às populações mais vulneráveis

A estratégia foi instituída em dezembro de 2023, por meio do Decreto nº 11.822, e tem como objetivo ampliar a produção, o acesso, a disponibilidade e o consumo de alimentos adequados e saudáveis, priorizando os territórios periféricos urbanos e as populações em situação de vulnerabilidade e risco social.

Levantamento aponta que município cearense possui mais de 33 mil pessoas em situação de pobreza
Foto: William West/AFP

Podem ser incluídos na estratégia de combate à fome, municípios das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes; capitais brasileiras; municípios das regiões Sul e Sudeste com porte populacional igual ou superior a 300 mil habitantes e que estejam entre os 20 municípios destas regiões com a maior quantidade de população em situação de rua, conforme o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) para o mês de janeiro de 2024. São Paulo foi a cidade com mais pessoas em situação de rua, seguida do Rio de Janeiro (19.664) e Belo Horizonte (13.028).

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir