PUBLICIDADE

Fortaleza eliminado e Ceará fazendo campanha histórica; os dois extremos dos times cearenses nas competições internacionais

Por Lúcio Filho

É preciso ressaltar e reconhecer a histórica campanha que o Ceará está fazendo na Copa Sul-Americana de 2022 batendo todos os recordes, empolgando a sua torcida e impondo respeito aos adversários. Nunca, mesmo depois da mudança de formato da competição em 2021, nenhuma equipe havia se classificado com 100% de aproveitamento até às quartas de final.

Oito jogos, oito vitórias, melhor ataque e melhor defesa da competição. Vale destacar que na primeira fase o Vozão eliminou de cara o Independiente da Argentina, o Rei de Copas, vencendo inclusive na casa do adversário uma partida que apenas um empate bastava ao Ceará. Nas oitavas de final superou a altitude de La Paz e o The Strongest, da Bolívia, com autoridade.

Desde a fase de grupos até aqui, o Ceará venceu todos os oito jogos que disputou. Com isso, supera o Colo-Colo, do Chile, de 2006 com sete vitórias e o Universidad de Chile de 2011 com seis. Entretanto, o formato da competição é outro e desde 2021 a Sula tem a fase de grupos e recebe o terceiro colocado de cada grupo da Libertadores do mesmo ano.

Nordeste fazendo história na Sula

Foto: Felipe Santos/ Ceará SC

Além disso, o Ceará passa a ser, até agora, o time nordestino com a melhor campanha na Sula já no novo formato da competição. O Bahia também chegou às quartas de final em 2018 e 2020. O Sport também chegou lá, em 2017, mas com formato diferente naqueles anos.

O Ceará chegou a esta fase com 100% de aproveitamento, feito que até hoje nenhum brasileiro conseguiu nem qualquer outra equipe que disputou a competição.

Devagar com o andor

A chave que o Ceará se encontra tem um caminho tortuoso até chegar a uma eventual final disputada em um jogo só. Este ano será na cidade argentina de Córdoba, no dia 1 de outubro, no Estádio Mário Kemps.

O Vozão enfrenta o São Paulo, adversário conhecido. O primeiro jogo é no Morumbi, dia 3 de agosto, e a volta no Castelão, dia 10 de agosto.

Pensando primeiro no São Paulo. É uma equipe que tem camisa e sabe disputar competições internacionais. Não é exagero reconhecer que o São Paulo é um dos favoritos ao título, mas ainda não fez nenhuma partida de encher os olhos nesta temporada e o Ceará tem condições de superar o adversário brasileiro.

Caso passe pelo São Paulo, o Ceará enfrenta o vencedor do confronto entre Nacional do Uruguai e Atlético Goianiense e continua jogando o segundo confronto em casa.

Os outros confrontos das quartas de final da Sula são entre Deportivo Táchira (VEN) x Independiente Del Valle (COL) e Melgar (PER) x Internacional. Nesta chave, o favorito a chegar à final parece o Colorado Gaúcho.

Uma campanha que merece todas as loas

Foto: Foto: Juan Mabromata / AFP

Apesar da sofrida derrota para o Estudiantes e a consequente eliminação da Taça Libertadores da América não se pode deixar de reconhecer que o Fortaleza fez história e merece ser exaltado pela participação na principal competição de futebol de clubes da América do Sul.

Foi o primeiro clube nordestino a chegar à fase de grupos da competição pelo Campeonato Brasileiro de pontos corridos. O Sport se classificou em 2009 após o título da Copa do Brasil. Na fase de grupos, o Leão brigou até o último jogo, se classificando fora de casa e eliminando um campeão da competição: o Colo-Colo do Chile.

Chegou às oitavas com autoridade. Enfrentou no Castelão, de igual para igual um adversário com quatro títulos da competição: o Estudiantes. Chegou à Argentina com um confronto aberto, mas voltou a cometer erros recorrentes nesta temporada. Não suportou a pressão do adversário e agora deve voltar as suas forças para a Copa do Brasil (competição que se mantém vivo e com uma importante vantagem) e para a Série A do Brasileiro.

A torcida do Fortaleza realizou o sonho de disputar a Libertadores, em momento nenhum viveu qualquer pesadelo. O Leão chegou com autoridade às oitavas de final. Agora, o Fortaleza já é uma equipe conhecida na América do Sul e sempre que chegar a esta competição (a torcida é que retorne o mais breve possível) não vai mais ser novidade e tem tudo para escrever uma história de respeito nesta competição.

Mas…

A virada de chave para a Série A precisa ser urgente e não há tempo para lamentar a derrota na Libertadores. No domingo (10), o Leão já encara o líder Palmeiras no Castelão. Mais uma partida difícil, mas que o Fortaleza precisa dos três pontos.

A lanterna incomoda jogadores, comissão técnica e principalmente a torcida. Somente a vitória pode tirar o Fortaleza desta situação. Uma sequência de bons resultados se faz necessária para se livrar da zona de rebaixamento. Já vamos para a décima sexta rodada.

Diferente do Fortaleza, o Palmeiras vem de uma classificação tranquila na Libertadores, está nas quartas da competição, mas para se manter na liderança da Série A também precisa da vitória, pois viu os adversários se aproximarem. Ingrediente para uma boa disputa, mas com a necessidade maior de vitória do Fortaleza para sair o quanto antes da zona de rebaixamento.

Despedida no Maracanã

O Ceará é o convidado – especial ou não – para a despedida de Fred, atacante do Fluminense, dos gramados neste sábado pelo Campeonato Brasileiro.

A despedida marcou polêmica. Fred pediu que o Ceará abrisse mão dos 10% da carga de ingressos a que sua torcida tem direito. O Vozão não aceitou.

Na Série A, o Ceará está ameaçado. Qualquer derrota pode mandar o Ceará para a zona de rebaixamento, por outro lado, uma vitória pode levar o Ceará à primeira parte da tabela de Classificação.

Fato é que apesar da boa campanha na Copa Sul-Americana, o Ceará precisa vencer os adversários para se manter firme na luta pela permanência na elite e para brigar para estar em uma competição internacional em 2023. Se não vencer, a luta do Ceará na Série A vai ser contra o rebaixamento e a torcida espera que a empolgação da Sula seja motivação para a sequência do Brasileiro.

O Vozão já parece querer estragar a festa do Fred e promete ser um convidado inconveniente.

Copa do Brasil

Na quarta-feira (13), Ceará e Fortaleza fazem o jogo da volta pela Copa do Brasil. A vantagem é do Fortaleza, que pode até perder por um gol de diferença que chega às quartas de final da competição.

A rodada do final de semana vai ser o termômetro para a partida pela Copa do Brasil, mas a vantagem do Fortaleza está longe de ser desprezível, assim como também está longe de ser irreversível. 2 a 0 para o Ceará leva a decisão para os pênaltis.

ANC na Argentina

Foto: Reprodução/Instagram

Todo o destaque para o repórter Jones Cavalcante e para a cobertura da Rede ANC para a partida entre Estudiantes e Fortaleza.

Jones com a cara, a coragem e o microfone da ANC mandou bem o seu recado e a Rede fez história na cobertura esportiva. Que seja a primeira de muitas. Jones Cavalcante se integra à equipe de esportes da ANC para trazer mais emoções do futebol cearense agora na Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e Série A.

 

 

 

 

WhatsApp
Facebook
Twitter
Telegram
Imprimir